Crise no mercado! EA demite 650 funcionários e cancela jogo FPS de Star Wars

Crise no mercado! EA demite 650 funcionários e cancela jogo FPS de Star Wars

A indústria de jogos está passando atualmente por uma fase um tanto turbulenta, e grandes empresas do ramo estão anunciando cortes e demissões em massa nos últimos dias. Dessa vez quem anunciou planos para demissões foi a Eletronic Arts, também conhecida como EA.

Esses cortes impactarão cerca de 5% da equipe global da empresa, o que resulta em aproximadamente 650 funcionários que perderão seus empregos. O CEO, Andrew Wilson, explicou que essa decisão está alinhada com a “aceleração da transformação na indústria, onde as necessidades e motivações dos jogadores mudaram significativamente”.

Leia também:

Sony demite 900 funcionários; estúdios como Insomniac, Guerrilla e Naughty Dog são afetados
Snapchat anuncia demissão de mais de 500 funcionários

Cortes em massa na EA e cancelamento de jogo de Star Wars

EA

Os cortes fazem parte de uma mudança e uma nova estratégia da EA, que envolve ainda se afastar do desenvolvimento de futuras propriedades intelectuais licenciadas. Isso significa cancelar projetos anteriormente anunciados, como o jogo de tiro em primeira pessoa de Star Wars da Respawn.

Wilson enfatizou que a EA redobrará seus esforços em propriedades intelectuais próprias, esportes e “comunidades online massivas”. Esse redirecionamento estratégico implica uma mudança significativa na abordagem de desenvolvimento de jogos da empresa, priorizando suas franquias existentes e ofertas esportivas em detrimento de futuras colaborações licenciadas.

Ou seja, essa decisão de encerrar o desenvolvimento de propriedades intelectuais licenciadas chega como uma forma de garantir mais foco nas IP (propriedades intelectuais) da EA, como FIFA, Madden NFL, e Apex Legends. Além disso, a empresa ainda revelou que pretende manter e consolidar seu foco em comunidades online massivas, visando proporcionar experiências de jogo mais profundas e interconectadas.

Mas o anúncio da EA não se limita apenas a mudanças estratégicas. A empresa planeja efetuar demissões em diversos setores, principalmente em equipes de suporte. Embora alguns desenvolvedores também possam ser afetados, a EA disse que está tentando realocar esses profissionais para outras equipes, minimizando assim o impacto nas equipes de criação.

Wilson reconheceu que essas mudanças criam incerteza e desafios para os funcionários dedicados que contribuíram significativamente para a empresa. Ele assegurou que a EA está empenhada em fornecer oportunidades de transição para novos papéis e projetos, demonstrando respeito e cuidado pelos membros da equipe afetados.

Esta notícia marca mais um golpe para a indústria de jogos, que já enfrentou uma série de demissões em massa nos últimos 18 meses. Grandes estúdios e empresas do setor, como PlayStation, Die Gut Fabrik e Supermassive, também anunciaram demissões e encerramentos recentes.

As especulações sobre as causas dessas demissões em massa variam desde o impacto financeiro da pandemia de COVID-19 até decisões de investimento inadequadas e desafios associados ao crescimento do tamanho e custo de desenvolver jogos.

Jogos da Marvel e da franquia Jedi seguem nos planos

EA

Após o anuncio, a presidente de Entretenimento da EA, Laura Miele, trouxe mais informações, explicando com mais detalhes as prioridades comerciais da empresa daqui para frente. A decisão de encerrar o desenvolvimento de um jogo de ação Star Wars FPS em estágio inicial foi uma consequência direta desse foco renovado nas marcas proprietárias da EA e no suporte aos jogos existentes.

Miele assegurou à equipe que essa decisão não reflete a falta de talento, tenacidade ou paixão da equipe pelo projeto. Ela deixou claro que o objetivo principal é oferecer aos fãs novos capítulos das franquias icônicas, alinhando-se com uma estratégia de narrativa de sucesso.

Embora detalhes específicos sobre o Star Wars FPS cancelado sejam escassos, rumores sugeriam a presença de um protagonista Mandaloriano. Em relação ao jogo de estratégia de Star Wars da EA, ainda existem algumas incertezas.

A IGN informou que a equipe anteriormente dedicada ao projeto Star Wars FPS será em grande parte realocada para outros projetos, incluindo títulos como Apex Legends, Iron Man, Black Panther e Jedi, este último com a confirmação de um terceiro capítulo. Isso porque, apesar da mudança para um foco maior em propriedade intelectual própria, a franquia Star Wars: Jedi continuará, e a EA manterá seu compromisso de longa data com a Disney/Marvel.

Jogos mobile também serão encerrados

EA

A reestruturação da EA não se limita apenas a cancelamentos de projetos. A empresa também planeja ajustar suas equipes de Battlefield após a saída de Marcus Lehto, encerrando a Ridgeline Games e integrando alguns de seus desenvolvedores à Ripple Effect. Danny Isaac e Darren White, da Criterion, ficarão responsáveis pelo trabalho para um jogador na série.

Além disso, a EA encerrará diversos jogos para dispositivos móveis, incluindo os já anunciados F1 Mobile Racing e MLB Tap Sports, bem como Kim Kardashian Hollywood e The Lord of the Rings: Heroes of Middle-earth, lançado há menos de um ano.

A IGN revelou ainda que a EA está redirecionando seus planos de negócios para concentrar-se em algumas de suas maiores franquias, incluindo EA Sports, Apex Legends, Star Wars: Jedi, Iron Man, Black Panther, Battlefield, Need for Speed, Dragon Age, Skate e The Sims. Apesar dessas mudanças, a equipe está em pré-produção para o próximo Mass Effect, embora a atual ênfase da Bioware permaneça em Dragon Age.

A empresa espera absorver custos significativos relacionados a essas demissões, estimando entre $125 milhões a $165 milhões, incluindo despesas com redução de espaço de escritório, indenizações e compromissos com licenciadores, especialmente no caso do jogo de Star Wars cancelado.

Em comunicado, Miele reconheceu a difícil realidade dessas mudanças, destacando a importância de apoiar os jogadores e a equipe em meio a essas transformações.

Fonte: IGN [1] [2]

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X