Sony demite 900 funcionários; estúdios como Insomniac, Guerrilla e Naughty Dog são afetados

Sony demite 900 funcionários; estúdios como Insomniac, Guerrilla e Naughty Dog são afetados

Na última terça-feira (27) a Sony comunicou a decisão de demitir aproximadamente 900 colaboradores lotados na divisão PlayStation. Isso é o equivalendo a 8% do total de seus empregados ao redor do mundo.

Esta medida inclui o fechamento do London Studio, seu estúdio de desenvolvimento de jogos localizado em Londres, Inglaterra. Além disso, estúdios importantes como Naughty Dog, Guerrilla, Insomniac e Firesprite serão os mais impactados com os cortes de funcionários.

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Só para você ter uma ideia, estes estúdios são responsáveis por jogos AAA da companhia, como The Last of Us, Marvel’s Spider-Man e Horizon, todos de muito sucesso na comunidade gamer.

Jim Ryan, CEO da Sony, comunicou a decisão

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Cortes serão realizados em todos os continentes onde a empresa atua, incluindo as Américas, Japão, regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia-Pacífico, com as demissões programadas para ocorrer ao longo das próximas semanas e meses.

Jim Ryan, líder do setor PlayStation na Sony, expressou em uma declaração no site da empresa: “Depois de uma avaliação cuidadosa e muitas discussões entre a liderança durante vários meses, ficou claro que precisamos fazer mudanças para que os negócios continuem crescendo e a companhia siga se desenvolvendo”.

Ryan também comentou sobre a transformação significativa no setor e a importância de se adaptar para o futuro, garantindo assim que a Sony continue a oferecer experiências de jogo excepcionais para sua comunidade. Esta reestruturação é vista como uma etapa essencial para preparar a empresa para os desafios futuros. O executivo ainda complementou:

“A comunidade PlayStation significa tudo para nós, por isso senti que era importante atualizá-los em um dia difícil para nossa empresa. Tomamos a decisão extremamente difícil de anunciar nosso plano de iniciar uma redução em nossa força de trabalho global em cerca de 8%, ou cerca de 900 pessoas, sujeito às leis locais e aos processos de consulta. Funcionários em todo o mundo, incluindo nossos estúdios, estão sendo impactados. Essas são pessoas incrivelmente talentosas que fizeram parte do nosso sucesso, e somos muito gratos por suas contribuições. No entanto, a indústria mudou imensamente, e precisamos nos preparar para o futuro para preparar o negócio para o que está por vir. Precisamos atender às expectativas dos desenvolvedores e dos jogadores e continuar impulsionando a tecnologia futura nos jogos, então demos um passo atrás para garantir que estejamos preparados para continuar trazendo as melhores experiências de jogo para a comunidade.”

Sony precisa se reestruturar para se manter lucrativa

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Este anúncio segue a recente revisão da Sony nas expectativas de vendas do PlayStation 5 para o ano fiscal vigente. A japonesa reduziu a previsão de vendas do console de 25 milhões para 21 milhões de unidades. Além disso, a companhia reportou uma diminuição de 26% no lucro operacional da divisão comparado ao trimestre do ano anterior, mesmo com o lançamento do PS5 Slim. E os números são bem claros, o PS5 está vendendo menos do que o esperado.

Naomi Matsuoka, vice-presidente sênior da Sony, mencionou que o console já ultrapassou a metade de seu ciclo de vida e antecipa uma redução no ritmo de vendas daqui para frente. A estratégia da empresa será, portanto, buscar um equilíbrio entre vendas e lucratividade. Após esses anúncios, a Sony observou uma queda de US$ 10 bilhões em seu valor de mercado.

Com o layoff alguns jogos que estavam no cronograma foram afetados. Conforme relatado por Jason Schreier, da Bloomberg, o próximo título de Twisted Metal estava em fases iniciais de produção e seria baseado em um modelo de jogo como serviço, semelhante ao que aconteceu com Helldivers 2. O progresso do desenvolvimento foi interrompido devido às demissões na PlayStation que impactaram a equipe da Firesprite, responsável pelo game.

Fontes: Sony, The Verge, TechCrunch, IGN

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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