Sony está vendendo menos PS5 do que o esperado

Sony está vendendo menos PS5 do que o esperado

Os consoles da Sony estão no topo de popularidade e busca há alguns anos, e com o PS5 isso não é diferente. Porém, ainda assim, a empresa revelou que o seu console de última geração não teve o número de vendas esperado.

O PS5, que está próximo da sua “ultima fase do seu ciclo de vida”, teve um lançamento um tanto conturbado por causa da pandemia e também de todos os problemas relacionados a escassez de chips que aconteceu logo em seguida. Agora, a empresa diminui suas expectativas de venda.

Leia também:

PS5 Slim chega ao Brasil com mais armazenamento e preço mais em conta
PlayStation 5: nada de jogos exclusivos de suas grandes franquias até 2025

Sony diz que gastou muito tentando alavancar vendas do PS5

Diante disso, a Sony Group Corp. recentemente anunciou uma revisão significativa em suas projeções de vendas para o PlayStation 5 (PS5) para o ano fiscal de 2023, que termina no próximo dia 31 de março. A empresa espera vender 4 milhões a menos de consoles do que inicialmente previsto. Essa atualização foi divulgada junto com os resultados do terceiro trimestre, onde a Sony reduziu sua previsão de vendas do PS5 de 25 milhões de unidades para 21 milhões.

Embora o terceiro trimestre tenha mostrado um aumento nas vendas do PS5, com 8,2 milhões de unidades vendidas em comparação com 6,3 milhões no mesmo período do ano anterior, isso ainda ficou aquém das projeções anteriores da empresa.

PS5

Esse ano o console ainda teve algumas novidades que poderiam mudar esse cenário, como o lançamento de um grande título exclusivo, o Spider-Man 2, que vendeu 2,5 milhões de cópias apenas nas primeiras 24 horas, e também o lançamento de uma versão mais fina do console em novembro. Mesmo assim não foi suficiente.

A receita de jogos da Sony no terceiro trimestre cresceu 16% em relação ao ano anterior, totalizando, mas o lucro operacional diminuiu 26% devido a promoções realizadas no período que terminou em 31 de dezembro.

“O resultado mostrou que a Sony gastou muito em promoções para vender o PS5, já que a lucratividade da unidade se deteriorou, mas o número de unidades enviadas durante o trimestre foi muito mais fraco do que o esperado”, disse Kazunori Ito, diretor de pesquisa da Morningstar.

Assim, as ações da empresa tiveram uma queda de 8,4%, a maior queda desde fevereiro de 2022.

Naomi Matsuoka, vice-presidente sênior da Sony, explicou que a empresa está planejando priorizar a lucratividade sobre as vendas unitárias à medida que o PS5 se aproxima de seu quarto ano no mercado. Ela afirmou: “Olhando para frente, o PS5 entrará na fase final de seu ciclo de vida. Como tal, daremos mais ênfase ao equilíbrio entre lucratividade e vendas. Por esse motivo, esperamos que o ritmo de vendas anuais do hardware do PS5 comece a cair a partir do próximo ano fiscal.”

Além disso, a Sony declarou que não tem planos de lançar “nenhum novo grande título de franquia existente” durante o próximo ano fiscal, indicando uma mudança em sua estratégia de lançamento de jogos.

O mercado de consoles se prepara para uma competição ainda mais acirrada em 2024. A Microsoft planeja lançar uma versão atualizada do Xbox Series S e um Xbox Series X sem disco, codinome Brooklin, com o dobro do armazenamento do modelo atual. Enquanto isso, a Nintendo também está trabalhando em uma sequência para seu console Switch, que já tem sete anos de idade. Rumores sugerem ainda que a Sony pode lançar seu próprio hardware novo, com um PS5 Pro supostamente previsto para o final de 2024.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X