ChatGPT ganha aplicativo para o Apple Vision Pro

ChatGPT ganha aplicativo para o Apple Vision Pro

Com o lançamento recente do Apple Vision Pro, o headset de realidade aumentada da empresa da Maçã, aos poucos mais aplicativos começam a ser integrados ao seu sistema operacional. Dessa vez quem se junta a festa é ninguém mais ninguém menos do que o ChatGPT, de acordo com publicação oficial feita pela OpenAI.

O novo aplicativo permite aos usuários possa interagir com o modelo GPT-4 Turbo da OpenAI, a mais recente e avançada versão de seu sistema de processamento de linguagem natural. No ChatGPT para Vision Pro, os usuários podem fazer perguntas e ter respostas, receber conselhos, aprender sobre novos assuntos e até mesmo gerar imagens e texto diretamente no aplicativo.

Leia também:

Meta Quest ganha capacidade de reprodução de vídeo espacial para competir com o Apple Vision Pro
Apple Vision Pro: 5 fatos para conhecer o óculos da gigante da Maçã

Vislumbre do futuro na interação Humano-IA

O lançamento do ChatGPT para Vision Pro representa um marco significativo na jornada da OpenAI, já que a empresa já deixou claro que sua intenção é justamente criar inteligência artificial voltada para beneficiar a humanidade.

A ideia de poder usar o ChatGPT direto do Vision Pro é uma forma de mostrar como a interação com a IA generativa pode ser mais natural e imersiva, além de também pretender ser mais intuitiva para garantir acesso mais fácil.

Isso porque ao invés de digitar em uma interface de chat, a visão para o futuro sugere que estaremos mais propensos a ditar nossas necessidades para um aplicativo assistente de IA, comunicando por meio da fala. Além disso, a capacidade de enviar imagens do mundo real para o aplicativo simplesmente olhando para o problema a ser resolvido, como criar uma receita usando ingredientes disponíveis na cozinha, promete uma interação ainda mais avançada.

ChatGPT é um dos primeiros apps para Vision Pro

Vision Pro

O ChatGPT se destaca como um dos primeiros aplicativos entre os mais de 600 desenvolvidos para o visionOS, o sistema operacional que impulsiona o Apple Vision Pro. Esse SO foi projetado com o intuito de garantir uma experiência mais integrada e imersiva aos usuários, permitindo que essa interação de um conteúdo que é digital no mundo real seja mais fluida e intuitiva ao máximo.

Segundo a Apple, os aplicativos visionOS podem aproveitar os recursos exclusivos do Vision Pro, como Optic ID, o sistema de autenticação biométrica que utiliza rastreamento ocular e reconhecimento de íris, Spatial Audio, o sistema de som que cria efeitos sonoros realistas e direcionai, e VisionKit, o framework que capacita os desenvolvedores a criar aplicativos que podem ver, ouvir e falar.

Todos esses recursos estão lá no aparelho e podem ser usados pelos aplicativos, mas isso não garante que todos os aplicativos vão usá-los. No caso do aplicativo do ChatGPT ainda não é possível saber se ele explorará todos os recursos avançados.

IA multimodal AI e novas formas de interação

Vision Pro

O ChatGPT para Vision Pro chega trazendo um novo passo em direção a evolução da IA multimodal, uma categoria de inteligência artificial capaz de processar e compreender entradas de diferentes modalidades, como texto, fala, imagens e vídeos. Essa capacidade confere à IA maior versatilidade e adaptabilidade em diversas situações.

Versões anteriores do ChatGPT já ofereciam interações com texto, imagens e voz. Com o Vision Pro, o que se espera é que a facilidade e a intuição na geração de conteúdo sejam ainda melhores, já que será mais fácil mostrar uma imagem de algo para que os usuários solucionem problemas complexos, como descobrir falhas em motores de carros, planejar refeições ao analisar o conteúdo da geladeira ou resolver problemas matemáticos apenas ao olhar para eles.

Será ainda possível fazer uma descrição de uma situação para ChatGPT, que poderá ajudar por exemplo a criar um logotipo para uma empresa, criar uma tirinha ou até mesmo imagens fotorrealistas. Para isso o usuário só precisará falar em voz alta ditando o que quer ou olhando para um objeto no mundo real para pedir informações sobre ele.

Disponibilidade e opção de assinatura

O ChatGPT para Vision Pro está disponível gratuitamente para usuários do visionOS a partir de hoje, com a opção de uma assinatura para o ChatGPT Plus. A assinatura Plus oferece acesso aos recursos do GPT-4, proporcionando tempos de resposta mais rápidos.

O aplicativo pode ser adquirido na visionOS App Store, que disponibiliza uma variedade de aplicativos personalizados para diferentes finalidades e interesses, como escrita criativa, treinamento para maratonas ou tutoria em matemática.

Fonte: venturebeat

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X