Adata lança primeiro SSD Externo com USB 4.0

Adata lança primeiro SSD Externo com USB 4.0

A Adata, conhecida fabricante de soluções de armazenamento, acaba de introduzir ao mercado o SE920, seu mais recente SSD externo e o primeiro da empresa a contar com a tecnologia USB4. Este lançamento é especialmente notável, pois o produto vinha sendo especulado e aguardado por aproximadamente dois anos. Nos próximos parágrafos eu trago mais detalhes sobre este dispositivo.

Leia também
O que é o USB-C e porquê ele se tornou o padrão da indústria?
Atenção: Marketplaces vendem SSD M.2 NVMe que são, na verdade, cartão MicroSD com controlador USB 2.0

Características principais do Adata SE920

O SE920 não é apenas mais um SSD externo; ele promete velocidades de transferência impressionantes, que podem alcançar até 3.800 MB/s. Essa taxa de transferência coloca o SE920 em uma posição de destaque, rivalizando com os melhores SSDs externos disponíveis no mercado atualmente.

Adata SSD Externo com USB 4.0

Para garantir que o dispositivo mantenha um desempenho otimizado mesmo sob cargas intensas, a Adata equipou o SE920 com um pequeno ventilador, responsável por dissipar o calor gerado durante as operações.

Uma das grandes vantagens do SE920 é sua interface USB Tipo-C com tecnologia USB4, que oferece desempenho de ponta. No entanto, para que os usuários possam aproveitar todo o potencial do dispositivo, é necessário que seus computadores ou notebooks sejam compatíveis com essa tecnologia.

Vale ressaltar que o SSD também é retrocompatível com versões anteriores do USB, como USB 3.2 e USB 2.0, embora, naturalmente, as velocidades de transferência sejam limitadas quando utilizado com essas versões mais antigas.

Velocidades de leitura e escrita impressionantes

Adata SSD Externo com USB 4.0

Em termos de desempenho, além da já mencionada velocidade de leitura de 3.800 MB/s, o SE920 também impressiona no quesito escrita, alcançando até 3.700 MB/s. Para se ter uma ideia do que isso representa na prática, seria possível transferir um arquivo de vídeo em 4K com 10GB em apenas três segundos. Em comparação com o badalado SSD Sabrent Rocket Nano XTRM, o SE920 chega a ser 40% mais rápido.

Quanto à compatibilidade, o SE920 é versátil. Ele é compatível com sistemas operacionais como Windows 10 e 11, MacOS 13 ou superior, Linux com Kernel 6 ou superior e Android a partir da versão 13. Além disso, o dispositivo pode ser usado com consoles de última geração, como PlayStation 5 e Xbox Series X | S.

Apesar de todas essas características promissoras, ainda há incertezas quanto à disponibilidade do produto. Embora fosse esperado que o SE920 já estivesse disponível para compra, até o momento, ele ainda não foi listado em nenhuma loja nos Estados Unidos. Portanto, espera-se que mais detalhes sobre sua disponibilidade e preço sejam revelados em breve.

Sobre o padrão USB4

USB 4.0

O USB4 é a mais recente evolução dos padrões Universal Serial Bus (USB), lançado oficialmente em 2019. Este padrão foi desenvolvido com base no protocolo Thunderbolt 3 da Intel, o que lhe confere características avançadas em relação aos padrões anteriores.

Algumas das principais características do USB4 incluem:

  • Velocidade de Transferência: O USB4 oferece velocidades de transferência de até 40 Gbps, o dobro da capacidade do USB 3.2. Isso significa que os dispositivos equipados com USB4 podem transferir dados mais rapidamente, tornando-o ideal para aplicações que exigem alta largura de banda, como a transferência de vídeos em alta definição ou a conexão com monitores externos.
  • Compatibilidade: Uma das grandes vantagens do USB4 é sua compatibilidade retroativa com os padrões USB anteriores e também com o Thunderbolt 3. Isso significa que os dispositivos USB4 podem ser conectados a portas USB 3.x, USB 2.0 e Thunderbolt 3, embora a velocidade de transferência seja limitada pela porta mais lenta.
  • Alimentação: Assim como os padrões USB anteriores, o USB4 suporta a entrega de energia, permitindo que dispositivos sejam carregados enquanto transferem dados. Isso é especialmente útil para notebooks e outros dispositivos móveis que necessitam de carregamento rápido.
  • Modo Dual ou Multi-lane: O USB4 suporta modos de operação dual ou multi-lane, o que permite que múltiplos canais de dados sejam usados simultaneamente, otimizando a transferência de dados.

Fontes: Tom’s Hardware e Tweak Town

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X