Dimensity 9300 bate recorde no AnTuTu com pontuação acima de 2 milhões

Dimensity 9300 bate recorde no AnTuTu com pontuação acima de 2 milhões

Recentemente, o AnTuTu, um renomado benchmark de smartphones, divulgou resultados que podem indicar um grande avanço no mundo dos chips para dispositivos móveis. O destaque da vez é o tão aguardado MediaTek Dimensity 9300, que parece estar prestes a quebrar a barreira dos dois milhões de pontos no AnTuTu.

Os resultados da plataforma de testes surpreenderam ao superar o Snapdragon 8 Gen 2 em todas as categorias avaliadas, reforçando as especificações impressionantes que têm sido objeto de rumores.

Leia também:

Lenovo revela Legion Y900: seu poderoso tablet gamer com tela OLED e Dimensity 9000
MediaTek Helio G36 quer trazer opções de celulares de entrada gamers

Dimensity 9300 supera o Snapdragon 8 Gen 2 em tudo

A divulgação desses resultados ocorreu na rede social chinesa Weibo, e revela um dispositivo desconhecido equipado com o Dimensity 9300. É importante notar que nem o nome do dispositivo nem o número do modelo estão vinculados a qualquer fabricante conhecida, sugerindo que se trata de uma plataforma de testes usada pela MediaTek.

A configuração inclui 16 GB de RAM LPDDR5X e 512 GB de armazenamento UFS 4.0, com o sistema operacional já atualizado para o Android 14.

A pontuação alcançada pelo dispositivo é realmente impressionante, atingindo a marca de 2.055.084 pontos. Isso faz do Dimensity 9300 o primeiro chip do mundo Android a superar os dois milhões de pontos no AnTuTu. Para efeito de comparação, o chip mais próximo dessa marca é o Snapdragon 8 Gen 2, que atinge, em média, 1,5 milhão de pontos. Isso significa que o novo Dimensity é cerca de 30% mais poderoso do que o concorrente da Qualcomm.

Além disso, ele não surpreende apenas na pontuação total, mas também nas categorias individuais que foram avaliadas.

  • Na categoria de CPU, o processador da MediaTek marcou 485.064 pontos, em comparação com os 377.732 pontos do Snapdragon, representando uma vantagem de quase 65% para o Dimensity 9300.
  • A GPU Immortalis-G720 também é impressionante, atingindo 899.463 pontos, o que é quase 55% superior aos 604.184 pontos da Adreno 740 do concorrente.
  • Até mesmo as memórias e a experiência do usuário (UX) demonstram melhorias significativas, com 357.691 pontos (33% melhor) e 312.866 pontos (50% superior), respectivamente.

Dimensity 9300

Resultado em ambiente controlado

Embora esses números sejam empolgantes, é importante lembrar que, se estivermos realmente olhando para uma plataforma de testes, esses resultados podem representar o desempenho máximo que a plataforma pode oferecer em um ambiente controlado.

Quando o chip for incorporado a um smartphone finalizado, é provável que parte do desempenho seja perdida devido a vários fatores, incluindo otimizações de software e questões de resfriamento.

No entanto, o salto em relação ao chip anterior é notável, e é bem legal ver um componente que desafia o Snapdragon, atual líder do mercado.

Um competidor potente para o Snapdragon

Dimensity 9300

Um aspecto muito interessante destacado na publicação é o reforço dos rumores que sugeriam que a MediaTek apostaria em uma configuração agressiva de CPU, composta exclusivamente por núcleos de alto desempenho.

A captura de tela menciona explicitamente a combinação de quatro Cortex-X4 de alto desempenho com quatro Cortex-A720 de desempenho elevado, um design que, até o momento, era comum apenas em laptops.

Embora as frequências de operação não tenham sido detalhadas, rumores anteriores indicaram o que podemos esperar do Dimensity 9300. O chip dividiria seus oito núcleos em grupos de 1 + 3 + 4, sendo um Cortex-X4 funcionando a 3,25 GHz, três Cortex-X4 a 2,85 GHz e quatro Cortex-A720 a 2,0 GHz. Além disso, a GPU Immortalis-G720 incluiria 12 núcleos.

Vale destacar que não é a primeira vez que o Dimensity 9300 impressiona. O chip já havia sido encontrado no Geekbench 6 superando o também inédito Snapdragon 8 Gen 3, pelo menos em termos de CPU.

No entanto, questões relacionadas à estabilidade, temperaturas e, principalmente, ao consumo de energia levantaram preocupações. Todas essas dúvidas devem ser esclarecidas no evento de lançamento, cuja data ainda não foi revelada, embora se espere que a MediaTek revele essa novidade neste mês.

O MediaTek Dimensity 9300 promete ser um concorrente formidável no mercado de chips para dispositivos móveis, oferecendo um desempenho notável que desafia os líderes estabelecidos. À medida que aguardamos o seu lançamento oficial, o setor de tecnologia e os entusiastas de smartphones estão ansiosos para ver como essa nova potência pode impactar a experiência do usuário e a inovação nos dispositivos móveis.

Fonte: gsmarena

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X