MediaTek Helio G36 quer trazer opções de celulares de entrada gamers

MediaTek Helio G36 quer trazer opções de celulares de entrada gamers

A MediaTek acaba de apresentar oficialmente o seu mais novo processador de entrada, o Helio G36. Dessa vez a novidade é que a empresa espera com o novo chip conseguir trazer para o mercado uma categoria nova de smartphones, os aparelhos que são de entrada e mesmo assim contam com recursos gamers.

Para isso, o processador promete ser compatível com alguns recursos que só são encontrados em modelos mais avançados e não fazem parte atualmente do universo dos aparelhos mais acessíveis. Entre eles está o suporte para uma alta taxa de atualização de tela, por exemplo.

Leia também:

MediaTek lança processador Dimensity 1080; veja as vantagens que o novo chip traz para o mercado
Intel fecha parceria com a MediaTek

Helio G36 traz MediaTek HyperEngine 2.0 Lite

Helio G36

O novo Helio G36 chega no mercado como uma nova variante que pode ser tanto do Helio G37 quanto do Helio G35, mas com algumas mudanças sutis para conseguir equilibrar melhor um bom desempenho com um preço mais em conta.

Atualmente os celulares de entrada são usados principalmente para quem quer ter uma experiência básica com o smartphone, ou seja, se limitar a ligações, a pesquisas na internet, uso de redes sociais básicas, mas sem abusar de muitos aplicativos e programas mais pesados como é o caso da maioria dos jogos.

Por isso, a empresa pretende mudar esse cenário com o seu novo lançamento. O Helio G36 tem fabricação em 12 nm pela TSMC e conta com CPU de 8 núcleos Cortex-A53 rodando a até 2,2 GHz, todos de alta eficiência. Já a GPU é uma PowerVR GE820 que roda a até 680 MHz.

Como é possível notar, ele pode ser uma variante das edições passadas já que conta com praticamente as mesmas configurações dos Helio G35 e Helio G37, até mesmo a litografia. A única diferença no caso são as velocidades de operação. Isso porque o Helio G37 e o Helio G35 conseguem roda com mais velocidade, chegando a um pouco mais de 2,3 GHz.

Ele tem suporte para até 8 GB de memória RAM padrão LPDDR4X rodando a 1600 MT/s, lembrando que isso não tira o suporte para o padrão antigo LPDDR3 a 933 MT/s caso seja necessário. Já o armazenamento é só no formato eMMC 5.1, deixando de lado o padrão UFS que é mais robusto e já está sendo adotado em algumas versões da linha.

Helio G36

Mas essas pequenas limitações são esperadas, por se tratar de um chip de entrada. Isso pode ser visto também nas conectividades suportadas, sendo elas a 4G, Wi-Fi 5 Dual Band e o Bluetooth 5.0. Ou seja, os aparelhos com o novo chip não poderão fazer uso das novas redes por enquanto.

Em termos de câmera suas configurações são mais próximas com o Helio G37. Isso porque o Helio G36 tem suporte para captura com uma lente de 50 MP, ou um conjunto de dois sensores de 13 MP + 3 MP. Tem também suporte para estabilização eletrônica (EIS) e até uso de Inteligência Artificial para melhorar as imagens.

Mas o grande destaque do chip é justamente os novos recursos gamers que ele vai conseguir trazer para esses aparelhos de entrada. Isso tudo é possível graças a suíte de tecnologias da empresa chamada MediaTek HyperEngine 2.0 Lite, presente na plataforma. Ela consegue trazer alguns recursos mais avançados como compatibilidade com telas de resolução até Full HD+ de 2.400 x 1.800 pixels, e uma taxa de atualização de até 90 Hz.

Além disso, a tecnologia também garante uma otimização melhor tanto da GPU, da CPU e também da rede, para melhorar o desempenho dos aparelhos durante alguns jogos.

Primeiros smartphones de entrada gamers

Por enquanto a MediaTek ainda não divulgou de forma oficial quando surgirão no mercado os primeiros smartphones de entrada com o novo chip, porém é muito provável que ainda na MWC Barcelona 2023 seja possível começar a aparecer alguns candidatos.

O evento acontecerá semana que vem e o que se espera nesse aspecto é que marcas como a Motorola ou a Xiaomi já anunciem seus lançamentos com o novo Helio G36 a bordo.

Fonte: FoneArena

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X