Intel fecha parceria com a MediaTek

Intel fecha parceria com a MediaTek

Nesta segunda-feira (25) a Intel fechou uma parceria com a MediaTek. Agora a Gigante de Santa Clara ficará responsável pela fabricação dos chips da empresa taiwanesa. Esse é mais um passo de um plano revelado pela Intel no início de 2021.

A companhia disse que um dos planos para continuar relevante no mercado era fabricar processadores para outras empresas. A MediaTek é a terceira cliente da Intel. Ela se junta a Qualcomm e a Amazon Web Services.

Leia também
12 curiosidades sobre a Intel
O que é para que serve o processador?

Estratégia posta em prática

Pat Gelsinger
Pat Gelsinger, CEO da Intel

Pat Gelsinger, ao assumir o cargo de CEO da Intel em fevereiro de 2021, disse que iria colocar em prática o plano de fabricar chips para outras empresas. Isso significou um investimento de US$ 20 bilhões, que foram usados para a construção de novas unidades fabris nos Estados Unidos. No entanto, o valor do investimento pode chegar a US$ 100 bilhões nos próximos anos.

Parece muito dinheiro. E é! Mas além de ter “bala na agulha”, o momento para tais investimentos é bem estratégico. A fatídica crise dos chips finalmente está passando e a demanda está maior do que nunca. Além disso, o governo americano prometeu incentivos fiscais para a indústria de semicondutores local.

Portanto, é um ótimo momento para uma expansão. Justamente por isso a Intel criou a divisão Intel Foundry Services (IFS). Essa nova divisão será focada na fabricação de chips para outras empresas.

Como vai funcionar a parceria entre Intel e MediaTek?

Intel e MediaTek

A MediaTek é conhecida no mercado por alguns processadores para smartphones, como os chips das séries Helio e Dimensity. Entretanto, a MediaTek não fabrica seus próprios chips. Ela “apenas” os projeta. É como um arquiteto. Ele faz toda a planta da casa, mas quem constrói são os pedreiros.

Sendo assim, a MediaTek terceiriza a produção de seus processadores. É o que ocorre também com empresas como Qualcomm e AMD, que não possuem fábricas. Até o momento, quem produziu a maior parte dos chips da MediaTek era a TSMC. Com a chegada da Intel, a MediaTek contará com duas empresas trabalhando na construção de seus chips. E isso é uma grande vantagem competitiva.

Enquanto a TSMC irá focar nos tradicionais processadores para smartphones, a Intel trabalhará nos chips para smart edge devices (dispositivos inteligentes de borda). Mas o que são dispositivos inteligentes de borda? Geralmente são aparelhos responsáveis por controlar o tráfego de dados entre redes diferentes. Um bom exemplo são roteadores que controlam o acesso de uma rede local à internet. Ele pode ser considerado um dispositivo inteligente de borda. E quanto maior a rede e a quantidade de dados trafegados, mais potente precisa ser o chip embarcado.

Vantagens para ambas as empresas

Fábrica de processadores

Essa parceria tem potencial para ser bem vantajosa para ambas as empresas. Para a Intel, por exemplo, a parceria pode ajudá-la a se manter relevante no mercado. Cada vez mais a competição com outras empresas se torna acirrada.

Antes a Intel competia apenas com a AMD, mas agora chegou a Apple com seus chips baseados na arquitetura ARM. E, convenhamos, a Intel deixou de inovar no segmento de processadores para PCs e notebooks. Produzir chips para terceiros vai ajudar a Gigante de Santa Clara a manter sua presença em um segmento em amplo crescimento.

Além disso, os chips que a Intel irá produzir não demandam grande complexidade. Por serem chips mais simples, o custo de fabricação é menor.

Já pelo lado da MediaTek, a parceria deve ajudar a empresa a ter mais presença nos Estados Unidos e na Europa. Estes são dois mercados importantes. Por fim, com a chegada da Intel, a MediaTek contará com uma cadeia de produção e suprimentos mais robusta.

Isso diminui as chances de a MediaTek deixar de vender por não conseguir atender à demanda. Diminui também os riscos de crises relacionadas à escassez de materiais.

Os valores da negociação, bem como a quantidade de chips que deverão ser fabricados pela Intel, não foram revelados.

Fonte: Tom’s Hardware

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X