Qualcomm lança novo chip Snapdragon 7s Gen 2 para celulares intermediários

Qualcomm lança novo chip Snapdragon 7s Gen 2 para celulares intermediários

Na última sexta-feira (15), a Qualcomm anunciou, sem muito alarde, o seu mais novo SoC. Estou falando do Snapdragon 7s Gen 2, que integra a família de chips de nível intermediário da empresa.

O processador foi projetado para atender a smartphones mais acessíveis, mas ainda assim com algumas características robustas. Embora os detalhes técnicos sejam escassos, o novo chip parece ter mais semelhanças com a série Snapdragon 6, mas com vantagens específicas em CPU, memória e display. Nos próximos parágrafos eu explico melhor tudo o que sabemos sobre este novo chip.

Leia também
O que é SoC? 5 pontos importantes para entender o processador do seu smartphone
Qualcomm demonstra potência do Snapdragon 8 Gen 2 em celular com criação de imagem por IA em segundos

Chips intermediários da Qualcomm são divididos em 3 categorias

A empresa esclareceu as mudanças na nomenclatura através de um post na rede social chinesa Weibo. A linha Snapdragon 7 agora se divide em três categorias distintas.

O Snapdragon 7 Plus é o mais avançado da série, destinado a smartphones intermediários de alta performance que se aproximam dos modelos premium. Atualmente, o Snapdragon 7 Plus Gen 2 representa essa categoria.

Na sequência, a Qualcomm disponibilizará o Snapdragon 7, um chip equilibrado que mantém muitas das funcionalidades premium, mas com foco em um melhor custo-benefício. Smartphones intermediários mas que ainda são competitivos no preço provavelmente optarão por este modelo. Ainda não foi lançada uma segunda geração dessa variante, que é atualmente representada pelo Snapdragon 7 Gen 1.

A novidade mais significativa é o lançamento do Snapdragon 7s, o chip mais básico da série, voltado para smartphones intermediários mais econômicos. A estratégia exata de posicionamento deste novo processador ainda não foi totalmente definida, mas parece que o objetivo é fornecer um chip com recursos avançados, enquanto se busca reduzir o custo final dos aparelhos.

Principais características do Snapdragon 7s Gen 2

O Snapdragon 7s Gen 2, identificado pelo modelo SM7435-AB, é fabricado usando uma tecnologia de 4 nm. No entanto, ainda não foi revelado se a Samsung ou a TSMC estão por trás da produção, um fator crucial para avaliar eficiência e desempenho.

O novo SoC da Qualcomm possui uma CPU de oito núcleos. Destes, quatro núcleos são de alto desempenho operando a até 2,4 GHz e quatro núcleos de alta eficiência a 1,95 GHz. No quesito processamento gráfico, a GPU Adreno é capaz de lidar com telas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 144 Hz.

Em relação à memória, o novo chip suporta LPDDR5 a 3.200 MT/s, mas com um limite de 12 GB, ao contrário dos 16 GB dos modelos mais avançados. O armazenamento é baseado no padrão UFS 4.0, que é duas vezes mais rápido que o UFS 3.1. As demais especificações são semelhantes ao Snapdragon 6 Gen 1, incluindo as capacidades de câmera e conectividade.

Para assegurar imagens de alta qualidade, o Snapdragon 7s Gen 2 pode ser instalado em dispositivos móveis com câmeras de resolução máxima de 200 megapixels e capacidade de filmagem em 4K a 30 quadros por segundo. Além disso, as empresas têm a opção de implementar um sistema de três lentes para captura simultânea de 16 megapixels.

Adicionalmente, o processador é compatível com o padrão de carregamento rápido Quick Charge 4 Plus. Ele traz ainda o modem Snapdragon X62 5G, que garante velocidades com uma taxa de pico de 2,9 Gbps e tecnologia de ondas milimétricas, enquanto ainda há Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.

Redmi Note 13 Pro será o primeiro smartphone a usar o novo processador

Portanto, podemos dizer que o Snapdragon 7s Gen 2 pode ser visto como uma versão aprimorada do Snapdragon 6, com melhorias que justificam sua existência. O impacto dessas atualizações no preço final ao consumidor ainda é incerto.

A Xiaomi já anunciou que será uma das primeiras empresas a adotar o novo chip, com o lançamento do Redmi Note 13 Pro previsto para a próxima quinta-feira, 21 de setembro. Mais informações sobre o Snapdragon 7s Gen 2 provavelmente serão divulgadas durante o evento de lançamento do Redmi Note 13 Pro.

Fontes: Qualcomm e Android Authority

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X