Microsoft vai liberar jogos da Activision Blizzard na assinatura da Ubisoft

Microsoft vai liberar jogos da Activision Blizzard na assinatura da Ubisoft

A Microsoft ainda não desistiu de conseguir convencer os reguladores do Reino Unido sobre sua aquisição da Activison Blizzard, e para mostrar que não pretende ter vantagens no campo de competição de jogos em nuvem, anunciou que os direitos dos jogos serão passados para a Ubisoft.

A nova proposta faz parte de uma restruturação no acordo proposto com a Activison Blizzard, e visa passar direitos de transmissão de jogos em nuvem da empresa, tanto os atuais quanto futuros jogos, para a Ubisoft.

Leia também:

Microsoft e Reino Unido pausam batalha da Activision para negociar
Sony e Microsoft finalmente chegam a um acordo sobre Call of Duty no PlayStation

Microsoft quer deixar claro que jogos de nuvem não serão exclusivos

Ubisoft

Embora tenha vencido a batalha contra a FTC nos Estados Unidos para realizar o acordo com a Activision Blizzard, a compra globalmente estava prejudicada por causa da proibição da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), órgão regulatório do Reino Unido.

A principal preocupação do CMA era em relação à competitividade no mercado de jogos em nuvem, revelando seu receio de que a Microsoft pudesse ter poder exclusivo sobre as distribuições desses jogos, ou seja, que eles seriam exclusivos do cloud gaming no Xbox Game Pass.

Esse novo acordo chega para provar que essa não é a intenção da Microsoft, de acordo com Brad Smith, presidente da empresa.

“Para abordar as preocupações sobre o impacto da aquisição proposta no streaming de jogos em nuvem levantada pela Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido, estamos reestruturando a transação para adquirir um conjunto mais restrito de direitos. Isso inclui a assinatura de um contrato efetivo no fechamento de nossa fusão que transfere os direitos de streaming em nuvem para todos os jogos atuais e novos da Activision Blizzard para PC e console lançados nos próximos 15 anos para a Ubisoft Entertainment SA, uma editora líder global de jogos. Os direitos serão perpétuos.”

Com isso, a Microsoft define que não poderá lançar jogos da Activision Blizzard que sejam exclusivos do Xbox Cloud Gaming. Ela também não terá poder para controlar de forma exclusiva os termos de licenciamento dos jogos da Activision Blizzard em serviços rivais.

Ao invés disso, é a Ubisoft que vai controlar os direitos de streaming desses jogos fora da União Europeia, e também quem vai licenciar os títulos de volta para a Microsoft para que eles possam ser incluídos no Xbox Cloud Gaming.

“A Ubisoft compensará a Microsoft pelos direitos de streaming em nuvem dos jogos da Activision Blizzard por meio de um pagamento único e de um mecanismo de preços de atacado baseado no mercado, incluindo uma opção que oferece suporte a preços com base no uso. Isso também dará à Ubisoft a oportunidade de oferecer jogos da Activision Blizzard para serviços de jogos em nuvem que executam sistemas operacionais não Windows.”

Além do Ubisoft+, a Ubisoft também vai adicionar esses jogos da Activion Blizzard no serviço de assinatura Ubisoft Plus Multi Acess, que está disponível atualmente também para computadores quanto para Xbox, Amazon Luna e Playstation através da Ubisoft Plus Classics.

CMA vai analisar a proposta em relação à Ubisoft

Ubisoft

Diante dessa nova proposta, a CMA revelou que vai começar uma nova fase de investigação, e que sua resposta terá um prazo definido para 18 de outubro. Essa é a mesma data estipulada pela Microsoft para fechamento de acordo com a Activision Blizzard.

Com isso, a CMA impôs uma nova ordem final, que proíbe que esse acordo aconteça enquanto investiga a nova reestruturação da proposta. O órgão ainda revela que “a Ubisoft também poderá, por uma taxa, exigir que a Microsoft adapte os títulos da Activision a sistemas operacionais diferentes do Windows, como o Linux, se decidir usar ou licenciar os direitos de streaming em nuvem dos títulos da Activision para um serviço de jogos em nuvem que executa um sistema operacional diferente do Windows.”

Lembrando ainda que a Microsoft já tinha feito diversos acordos de jogos em nuvem antes, e os reguladores da EU aprovaram esse acordo com a Activision Blizzard justamente por causa da licença gratuita para que os consumidores dos países dentro da União Europeia possam transmitir qualquer serviço de streaming de jogos em nuvem de sua escolha.

“O acordo com a Ubisoft foi estruturado para que a Microsoft ainda adquira os direitos necessários para honrar totalmente suas obrigações legais sob seus compromissos com a Comissão Europeia, bem como suas obrigações contratuais existentes com outros provedores de streaming de jogos em nuvem, incluindo Nvidia, Boosteroid, Ubitus e Nware”, revelou Smith.

Com isso, a CMA vai avaliar a proposta nas próximas semanas e terá até o dia 18 de outubro para dar sua resposta final. Ao que tudo indica, essa resposta pode chegar antes mesmo do prazo estipulado, mas resta apenas aguardar. Sarah Cardell, diretora executiva da CMA, revela que o órgão ainda tem como objetivo principal proteger o mercado de jogos em nuvem.

“Esta não é uma luz verde. Avaliaremos cuidadosa e objetivamente os detalhes do acordo reestruturado e seu impacto na concorrência, inclusive à luz de comentários de terceiros. Nosso objetivo não mudou – qualquer decisão futura sobre este novo acordo garantirá que o crescente mercado de jogos em nuvem continue a se beneficiar da concorrência aberta e efetiva, impulsionando a inovação e a escolha”.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X