Apagão deixa as operadoras Claro, TIM e Vivo sem sinal em vários estados

Apagão deixa as operadoras Claro, TIM e Vivo sem sinal em vários estados

Um apagão significativo ocorrido na manhã desta terça-feira (15) afetou as redes das operadoras Claro, TIM e Vivo, deixando-as sem sinal em várias regiões do Brasil. O incidente, que ocorreu em estados do Norte, Nordeste e Sudeste, levou a uma onda de reclamações e preocupações entre os consumidores.

Leia também
O que é um DPS e como ele pode proteger seus eletrônicos?
O que é firmware? Por que é importante atualizar?

Apagão impacta diretamente serviços de telecomunicações

O Operador Nacional do Sistema (ONS) confirmou que uma ocorrência interrompeu a carga de energia em diversas regiões, afetando diretamente os serviços de telefonia. A falta de energia elétrica impactou as redes da Claro, TIM e Vivo, uma vez que nem todas as localidades possuem equipamentos como geradores e nobreaks, para manter os serviços em funcionamento.

Os consumidores rapidamente recorreram a plataformas como a DownDetector para expressar suas reclamações e frustrações com a interrupção dos serviços. Há também reclamações nas páginas do WhatsApp e do Banco do Brasil. Todos estes serviços também ficaram fora do ar durante o apagão.

A organização Conexis, representante das principais empresas do setor, emitiu uma nota enfatizando que os serviços de telecomunicações poderiam apresentar instabilidade. As operadoras, por sua vez, garantiram que estavam trabalhando para restaurar os serviços o mais rápido possível.

25 estados foram afetados

A situação exigiu um esforço coordenado das equipes técnicas para verificar se todos os componentes das redes estavam funcionando normalmente. O impacto foi sentido tanto nos serviços de internet móvel quanto na rede fixa.

De acordo com informações adicionais, o apagão afetou pelo menos 25 estados e o Distrito Federal. O ONS já iniciou o processo de religamento da eletricidade. No entanto, o incidente deixa claro as vulnerabilidades da infraestrutura de telecomunicações do país e a necessidade de modernizar e deixar todo o sistema mais robusto.

Apagão
Imagem: Reprodução/Band

O que causou o apagão?

O apagão teve origem em uma “ocorrência” às 8h31, que resultou em uma “separação elétrica” no sistema interligado. Essa separação fez com que as regiões Norte e Nordeste se desconectassem das regiões Sul e Sudeste, interrompendo pelo menos 16 mil megawatts (MW) de energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) explicou que a interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência. Dos 16 mil MW interrompidos, 7 mil MW já haviam sido recompostos até às 10h09. O fornecimento de energia já estava normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região Norte, 27% da carga havia sido recomposta, e no Nordeste, 68% havia sido recomposto.

As causas exatas do problema ainda estão sendo investigadas pelo ONS. O Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma “sala de situação” para monitorar o caso. O ministro também está acompanhando o processo de retomada e determinou a apuração das causas do incidente.

Fonte: G1

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X