YouTuber faz overclock em Nintendo Switch e roda até jogos de PC no console portátil

YouTuber faz overclock em Nintendo Switch e roda até jogos de PC no console portátil

O Nintendo Switch é um sucesso de vendas, sem dúvida alguma. No entanto, apesar de ser um console amado por muitos, para alguns usuários o console portátil da Big N já se encontra com um hardware ultrapassado. Devido a isso, o videogame não consegue alcançar toda a performance que os jogos modernos exigem.

Pensando nisso, um YouTuber chamado Geekerwan decidiu desafiar essas limitações e realizou um feito impressionante: ele conseguiu fazer overclock no Nintendo Switch, permitindo que o console rodasse jogos de outras plataformas, incluindo PC e Android. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esse feito.

Leia também
ASUS revela preço do ROG Ally no Brasil
Próximo Nintendo Switch terá poder para rodar novos jogos da série Call of Duty

Fazendo overclock no Nintendo Switch

A iniciativa de Geekerwan foi além de simplesmente aumentar a capacidade do console. Ele instalou o sistema operacional Android no Switch através de um novo emulador. Isso permitiu que ele modificasse as velocidades de clock da memória e do chip do dispositivo.

Caso você não se lembre, o Nintendo Switch é equipado com o processador NVIDIA Tegra X1, lançado em 2015. Originalmente, o chip opera com velocidades de clock de 1,0 GHz. No entanto, com as modificações de Geekerwan, essa velocidade foi aumentada para impressionantes 2,3 GHz. Além disso, a GPU do console também foi “overclocked”, passando de 768 MHz para 1,267 GHz.

Essas modificações resultaram em um aumento significativo no desempenho do console. Testes mostraram que o chip Tegra X1 estava operando em velocidades muito mais baixas do que seu potencial real. Isto provavelmente é proposital. A Nintendo deve ter feito isso para manter o dispositivo mais frio, mesmo enquanto estivesse rodando os mais variados jogos.

Jogos AAA foram carregados (conseguir jogar é outra história)

O mais surpreendente, no entanto, não foi nem o fato de fazer overclock no Switch, mas sim o fato dele conseguir instalar o Linux no console portátil da Nintendo. Isso permitiu que ele rodasse (ou pelo menos tentasse) títulos de PC no dispositivo.

Jogos renomados como GTA 5, Devil May Cry e God of War foram carregados. Embora o desempenho não fosse ideal, com o console alcançando apenas 10 FPS, o simples fato de um dispositivo portátil de quase cinco anos conseguir carregar tais títulos é notável. No entanto, mesmo com essas melhorias, alguns jogos para Android, como Genshin Impact, ainda enfrentaram limitações, não ultrapassando a marca de 30 FPS.

Bom, não custa nada lembrar que se você é dono de um Nintendo Switch, não tente fazer isso em casa. Tais modificações podem anular a garantia do produto e, se feitas incorretamente, podem até danificar o dispositivo. Mas, caso você queira correr esse risco, é aconselhável proceder com cautela e estar ciente dos riscos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X