WhatsApp segue os passos do Telegram e lança mensagens de vídeo de até 60 segundos

WhatsApp segue os passos do Telegram e lança mensagens de vídeo de até 60 segundos

O WhatsApp está se preparando para lançar um novo recurso que permitirá aos usuários enviar mensagens de vídeo de até 60 segundos.

Este recurso, atualmente em fase de testes na versão beta do aplicativo, é semelhante ao que o Telegram oferece há anos. Isso mostra como o WhatsApp estava atrás de seu principal concorrente no que diz respeito a recursos e funcionalidades. Agora o mensageiro mais usado do Brasil está tendo que correr atrás.

Leia também
Como editar mensagens no WhatsApp
WhatsApp lança Central de Segurança para proteger usuários de golpes e fraudes

Mensagens de vídeo diferem dos vídeos pré-gravados

As mensagens de vídeo do WhatsApp funcionarão de maneira semelhante às mensagens de áudio. Os usuários poderão gravar vídeos diretamente em uma conversa e enviá-los imediatamente, sem a necessidade de edição. Esta funcionalidade promete ser uma forma de comunicação mais imediata e dinâmica.

Mas qual a diferença deste novo recurso para o envio de vídeos já disponível na plataforma? A diferença é que a gravação e o envio de vídeos diretamente da conversa oferece uma sensação de imediatismo em comparação com um vídeo pré-gravado que pode ser salvo para ser enviado posteriormente.

Quando os destinatários recebem uma mensagem de vídeo, eles podem perceber que ela foi recentemente gravada, o que aumenta significativamente sua autenticidade. Vale ressaltar que as mensagens de vídeo também são criptografadas de ponta a ponta, garantindo que ninguém fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, possa acessá-las.

Como funciona o novo recurso

WhatsApp mensagens de vídeo

Na interface da conversa, as mensagens de vídeo aparecerão em círculos. Ao tocar em uma delas, o áudio será ativado e a imagem será ampliada. Uma diferença importante em relação aos vídeos convencionais é que as mensagens de vídeo não poderão ser encaminhadas para outros contatos.

No entanto, isso não significa que elas sejam completamente seguras ou privadas. Lembre-se que ainda é possível gravar a tela e capturar o vídeo dessa maneira. Portanto, nada de enviar vídeos comprometedores.

O botão para gravar mensagens de vídeo estará localizado no mesmo lugar das mensagens de áudio. Um toque simples no ícone do microfone transformará o ícone em uma câmera e vice-versa, permitindo alternar facilmente entre os dois modos. Para gravar, basta tocar e segurar o botão.

Telegram já tem esta função há 6 anos

Telegram

O recurso de mensagens de vídeo do Telegram existe desde 2017 e funciona de maneira semelhante. Esta não é a primeira vez que o WhatsApp adota uma funcionalidade já presente no Telegram.

Por exemplo, recentemente o WhatsApp começou a testar na Índia canais praticamente idênticos aos do Telegram. A plataforma está testando também a opção de colocar um nome de usuário para servir como identificação, algo que o Telegram oferece há anos.

As mensagens de vídeo estão sendo liberadas no WhatsApp beta para iOS 23.12.0.71 e no WhatsApp beta para Android 2.23.13.4. Em abril, o recurso foi detectado na versão beta 2.23.8.19 para Android.

Por enquanto, o recurso de mensagens de vídeo está disponível para alguns beta testers que instalaram a versão mais recente do WhatsApp beta para iOS do aplicativo TestFlight e do WhatsApp beta para Android da Google Play Store. A expectativa é que o recurso seja disponibilizado para mais pessoas nas próximas semanas.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X