ROG Matrix RTX 4090 aposta no metal líquido para o resfriamento

ROG Matrix RTX 4090 aposta no metal líquido para o resfriamento

Durante a Computex 2023, a ASUS mostrou uma nova edição para o seu lineup de placas da série RTX 40. Batizada de ROG Matrix RTX 4090, a placa conta com uma característica interessante em relação ao resfriamento: uso do metal líquido.

O uso desse composto, que acabou ganhando ainda mais popularidade após a confirmação do uso no processador do PS5, é apenas um elemento entre todo o conjunto projetado pela ASUS para obter excelência em resfriamento para essa placa que promete alcançar o maior boost clock entre todas as RTX 4090. O valor exato não foi confirmado pela empresa.

Como fica claro pela imagem, a placa aposta num waterclock em conjunto com um watercooler all-in-one com radiador de 360mm equipado com 3 fans ROGB MF-12S ARGB, com iluminação gerenciável via software. Essas ventoinhas, operando abaixo de 1.000 RPM, são capazes de manter a ROG Matrix GeForce RTX 4090 funcionando a apenas 60°C em seu TGP (Total Graphics Power) de 450W.

Na questão do metal liquido, a equipe de engenharia da companhia precisou encontrar uma solução que permitisse o uso desse composto sem riscos de vazamento, considerando o uso na vertical.

A empresa explica que aplicar uma resina UV sobre os capacitores de montagem em superfície que ficam na borda da matriz da GPU e adicionar duas camadas extras de proteção, foi possível o uso do metal liquido sem problemas. Vale também pontuar que a ASUS tem um histórico com o uso do metal líquido em outros dispositivos, como os notebooks da família ROG.

A estrutura do waterblock que “abraça” o PCB da placa, e impacta diretamente para manter sob controle a temperatura da GPU, dos chips de memória GDDDR6X e da unidade VRM, é inteiramente em metal. A ASUS também explica que implementou sensores adicionais nos VRMs, bobinas e circuitos de entrada.

Esses dados alimentam o novo recurso Thermal Map no aplicativo ASUS GPU Tweak III, que fornece uma análise detalhada em tempo real do histórico térmico da ROG Matrix RTX 4090. Assim como outras placas voltadas para os entusiastas, há duas BIOS, com os presets silencioso e desempenho.

Preço e disponibilidade

A ASUS ROG Matrix GeForce RTX 4090 estará à venda no próximo trimestre em tiragem limitada.

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X