No futuro, talvez você possa usar o Windows em qualquer dispositivo com acesso à internet

No futuro, talvez você possa usar o Windows em qualquer dispositivo com acesso à internet

A Microsoft está considerando uma mudança radical na forma como os usuários interagem com o sistema operacional Windows, o carro-chefe da empresa. A Gigante de Redmond está planejando mover o Windows para a nuvem, permitindo que os usuários acessem o sistema operacional completo de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Leia também
Como a computação em nuvem pode impulsionar o funcionamento dos streamings e das transmissões em geral
Microsoft anuncia novo assistente virtual para o Windows 11 com ChatGPT-4

Windows será movido totalmente para a nuvem

A ideia foi revelada durante uma apresentação interna da empresa, que aconteceu em junho de 2022. No entanto, ela só foi tornada pública durante uma audiência da FTC sobre a aquisição da Activision.

A apresentação detalha as metas de longo prazo da Microsoft para aumentar a popularidade do Windows. E entre elas estava o objetivo de “mover o Windows 11 para a nuvem”. 

Atualmente, a empresa já oferece o Windows 365. Trata-se de um serviço que transmite por meio de streaming uma versão completa do Windows para dispositivos. No entanto, até agora, esse serviço tem sido limitado a clientes corporativos. A nova estratégia da Microsoft é expandir esse serviço para todos os usuários.

Possíveis impactos para a indústria

A mudança para a nuvem tem várias implicações. Para os usuários, isso significa que eles poderão acessar o Windows de qualquer dispositivo, não importa onde estejam. Isso também pode reduzir os custos, já que os usuários não precisarão mais pagar uma licença do Windows para cada dispositivo que possuem. Em vez disso, eles poderão assinar o serviço e acessar o Windows de qualquer lugar.

Para os fabricantes de hardware, isso significa que eles não precisarão mais construir dispositivos potentes para rodar o Windows localmente. Como o sistema operacional será executado na nuvem, os dispositivos só precisarão ser poderosos o suficiente para rodar o launcher do Windows.

A Microsoft também está trabalhando para integrar mais recursos do Windows 365 no Windows 11. Uma futura atualização incluirá o “Windows 365 Boot”, que permitirá que os dispositivos com Windows 11 façam login diretamente em uma instância de PC na nuvem no momento da inicialização, em vez de carregar a versão local do Windows.

Microsoft concentra esforços no cloud computing

Esses movimentos fazem parte de uma estratégia mais ampla da Microsoft para mover mais de seus serviços para a nuvem. A empresa já mudou o nome do pacote Office para Microsoft 365, refletindo seu foco em serviços de assinatura. E agora, parece que o Windows está seguindo o mesmo caminho.

Se quiser entender melhor sobre o Microsoft 365, nós temos um vídeo dedicado apenas a esse assunto:

No entanto, a Microsoft enfrenta alguns desafios. A empresa reconheceu a necessidade de “reforçar o valor comercial do Windows” para responder à “ameaça do Chromebook”, que está se tornando um ecossistema cada vez mais completo. A empresa fundada por Bill Gates acredita que, ao mover o Windows para a nuvem, poderá competir mais efetivamente com o Chromebook e outros concorrentes.

Se tudo correr como planejado, no futuro, você poderá usar o Windows em qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso pode mudar radicalmente a forma como usamos os computadores e pode ter um grande impacto na indústria de tecnologia como um todo. Será que no futuro a computação será baseada em cloud computing e não teremos mais a necessidade de hardwares potentes?

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X