Intel rompe com o passado e se prepara para lançar arquitetura x86-S sem suporte a 32 bits

Intel rompe com o passado e se prepara para lançar arquitetura x86-S sem suporte a 32 bits

A Intel, uma das maiores fabricantes de processadores do mundo, anunciou uma mudança significativa em sua arquitetura de processadores. A empresa está se preparando para lançar a arquitetura x86-S, que será exclusivamente de 64 bits.

Dessa forma, a Gigante de Santa Clara abandonará de vez o suporte a 32 bits, que tem sido um pilar da arquitetura x86 desde o lançamento do Intel 80386 em 1985.

Leia também
Intel anuncia Aurora genAI, inteligência artificial com 1 trilhão de parâmetros
CPUs Intel Meteor Lake terão memória cache L4

Intel finalmente começa transição para 64 bits

A nova arquitetura x86-S foi projetada para tornar a criação de programas, instruções e processadores mais eficiente, removendo o suporte nativo a aplicativos de 32 bits. A Intel acredita que esses aplicativos podem ser executados em sistemas por meio de emulação, eliminando a necessidade de suporte nativo.

A mudança para uma arquitetura exclusivamente de 64 bits nada mais é do que uma adaptação à evolução da indústria de tecnologia. Diversas empresas tem se concentrado em aplicativos e hardware de 64 bits há anos.

Por exemplo, a transição para 64 bits já foi feita por sistemas operacionais como o Windows 11 da Microsoft, que abandonou completamente o suporte a 32 bits. Nem mesmo sistemas operacionais  para smartphones, como o iOS e o Android oferecem mais suporte a aplicativos de 32 bits. Basicamente, já é consenso na indústria todos os benefícios do suporte a 64 bits.

Sem previsão de estreia para a nova arquitetura

A nova arquitetura x86-S da Intel ainda está em fase de definição. A empresa elaborou um documento detalhando os padrões da nova arquitetura e está buscando feedback de seus parceiros de mercado sobre sua implementação.

A data de lançamento dos primeiros processadores x86-S dependerá da definição desses padrões e de como os novos chips serão comparados com seus principais concorrentes no mercado.

A Intel acredita que a arquitetura x86-S trará benefícios significativos para a indústria de tecnologia. Ao remover o suporte a 32 bits, a empresa espera simplificar a arquitetura de software e hardware, reduzindo a complexidade geral do sistema.

Além disso, a Intel espera que a mudança para uma arquitetura exclusivamente de 64 bits permita outras mudanças alinhadas com a implantação moderna de software.

Vantagens de sistemas 64 bits em relação aos de 32 bits

A transição para arquiteturas exclusivamente de 64 bits traz várias vantagens. Primeiro, sistemas de 64 bits têm maior capacidade de processamento, permitindo a execução eficiente de tarefas complexas e intensivas em dados.

Além disso, eles têm maior capacidade de endereçamento de memória, podendo utilizar quantidades muito maiores de RAM. Para você ter uma ideia, sistemas baseados em arquiteturas de 32 bits não conseguem utilizar mais do que 4 GB de memória RAM, independentemente de quanto esteja fisicamente instalado no sistema. Sistemas de 64 bits, por outro lado, têm um limite teórico de endereçamento de memória de 18,4 milhões de TB.

Sistemas de 64 bits também oferecem recursos de segurança aprimorados. Dentre eles podemos citar o conjunto de instruções de extensão de segurança (SSE) e a prevenção de execução de dados (DEP). Essas melhorias protegem contra ataques maliciosos, tornando os sistemas de 64 bits mais seguros para lidar com dados sensíveis.

Fonte: Intel

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X