Windows 11 se torna ainda mais inteligente com integração ao Bing com ChatGPT e recursos de IA

Windows 11 se torna ainda mais inteligente com integração ao Bing com ChatGPT e recursos de IA

Nesta terça-feira (28), a Microsoft divulgou uma importante atualização para o Windows 11. O sistema operacional agora conta com diversos recursos que utilizam inteligência artificial, visando se tornar uma ferramenta moderna e adaptada à era da tecnologia impulsionada por máquinas cada vez mais inteligentes.

De acordo com um comunicado emitido pela dona do Windows, usuários que utilizam dispositivos compatíveis com o Windows 11 (versão 22H2) receberão a nova atualização de segurança mensal de março de 2023. É este update que incluirá esses novos recursos. Confira abaixo todas as novidades.

Leia também
Finalmente! Windows 11 terá atalho para fechar programas em aberto
Precisa disso!? Microsoft coloca marca d’água no Windows 11 em PCs incompatíveis

Barra de tarefas integrada à inteligência artificial

A atualização mais recente do Windows 11 inclui uma novidade que está chamando a atenção: a barra de tarefas com recurso de inteligência artificial do Bing. Essa tecnologia apresenta uma caixa de pesquisa integrada ao Bing Chat, que utiliza o modelo de IA desenvolvido pela OpenAI e empregado no famoso ChatGPT.

A Microsoft utilizou sua expertise em compreensão da linguagem natural e combinou-a com um dos recursos mais populares do Windows. Agora, os usuários podem fazer perguntas detalhadas ao buscador web e receber respostas dinâmicas e precisas.

Segundo a empresa, “em breve, centenas de milhões de usuários do Windows 11 poderão experimentar essa nova e incrível tecnologia para pesquisar, conversar, responder perguntas e gerar conteúdo diretamente na barra de tarefas do Windows“.

A novidade será disponibilizada gradualmente para todos os usuários que estiverem testando o novo Bing. Para experimentar a prévia do mecanismo de busca com IA, no entanto, é necessário se inscrever na lista de espera.

Bloco de notas com navegação por guias

O Bloco de Notas, um dos softwares clássicos do Windows, passou por uma reformulação visual interessante. Agora, o programa de anotações conta com uma navegação por guias. Sendo assim, é possível abrir diferentes arquivos de texto em uma única janela, da mesma forma que o Explorador de Arquivos.

A nova função visa facilitar o uso do aplicativo, tornando a experiência de escrita e leitura mais simples e produtiva. Com a navegação por guias, os usuários poderão organizar seus arquivos de forma intuitiva e prática, sem a necessidade de alternar entre várias janelas do Bloco de Notas.

Windows 365 permite o acesso a diversas áreas de trabalho remotamente

O serviço do Windows 365, lançado em 2021, agora permite que os usuários acessem sua área de trabalho baseada em nuvem diretamente pelo aplicativo disponível na Microsoft Store. Essa novidade é especialmente útil para profissionais e empresas que buscam uma gestão mais organizada de seus trabalhos por meio de máquinas virtuais.

Disponível em vários países, incluindo o Brasil, o Windows 365 oferece diferentes planos a partir de R$ 153,60 por mês. O serviço é uma solução prática e eficiente para quem precisa trabalhar em diversos dispositivos e locais diferentes, permitindo o acesso à área de trabalho pessoal de qualquer lugar e a qualquer momento.

Quick Assist reformulado

A Microsoft está introduzindo também nesta atualização uma nova versão do Quick Assist. Trata-se de uma ferramenta para oferecer suporte remoto em dispositivos com Windows 11. O aplicativo foi redesenhado e agora possui recursos adicionais que tornam o processo de suporte mais rápido e fácil.

O novo Quick Assist permite que você se conecte com pessoas que precisam de ajuda técnica com seus computadores com mais rapidez. Uma das novidades é a possibilidade de alternar entre o compartilhamento de tela e o controle completo durante uma sessão. Essa opção oferece maior flexibilidade e controle durante o processo de suporte.

Outra novidade do aplicativo é a presença de um indicador que pode ser usado para destacar ícones, menus e outros elementos na tela para orientar as pessoas que estão recebendo ajuda. Essa função torna a experiência de suporte mais visual e interativa, facilitando a resolução de problemas técnicos.

Inteligência artificial aprimora diversas funções no Windows 11

A atualização mais recente do Windows 11 traz recursos baseados em inteligência artificial que tornam o sistema operacional ainda mais inteligente e adaptado às necessidades dos usuários. Por exemplo, o Studio Effects tem funções que permitem ajustar o desfoque de fundo, moldura automática e a função de “contato visual” em aplicativos de chamadas de vídeo, como o Microsoft Teams. Esses recursos visam aprimorar a experiência de videochamada dos usuários, tornando-a mais envolvente e profissional.

Outra novidade é a pré-visualização de vídeo na barra de tarefas. Com a nova prévia, é possível ver as mensagens do chat e responder aos contatos sem a necessidade de abrir o aplicativo do Teams, aumentando a produtividade e facilitando a comunicação.

Para os usuários do Windows 11 Pro que são associados ao Azure Active Directory (AAD), a Microsoft oferece uma experiência mais personalizada. O menu Iniciar traz recomendações baseadas em inteligência artificial que visam facilitar o acesso aos arquivos e aplicativos mais utilizados, tornando a experiência de uso do sistema operacional ainda mais eficiente e personalizada.

Acessibilidade

A Microsoft está empenhada em tornar o Windows 11 a versão mais inclusiva do sistema operacional até hoje. A empresa está trabalhando em melhorias no suporte para telas em braile, tornando a experiência de uso ainda mais inclusiva para usuários com deficiências visuais.

A atualização traz recursos que facilitam a alternância entre o Narrador e o uso de displays especializados. Os usuários com deficiências visuais agora terão uma experiência perfeita, podendo alternar facilmente entre diferentes modos de acessibilidade. Essas melhorias refletem o compromisso da Microsoft em tornar seus produtos mais inclusivos e acessíveis para todos os usuários.

Gravação de tela facilitada

A Microsoft está aprimorando também a Ferramenta de Captura. O software que, até então, era usado apenas para tirar screenshots, agora permitirá que os usuários gravem vídeos da tela. Isso dispensa a necessidade de instalar aplicativos de terceiros para gravar tutoriais e outras atividades.

A atualização foi anunciada pela Microsoft em dezembro do último ano e está sendo implementada nesta atualização de março. A nova ferramenta torna o processo de gravação de tela mais simples e intuitivo, oferecendo uma opção mais conveniente para usuários que precisam criar conteúdo em vídeo.

Melhorias para telas sensíveis ao toque

A Gigante de Redmond está trabalhando para tornar o Windows 11 ainda mais amigável para tablets e dispositivos com telas sensíveis ao toque. A próxima atualização do sistema operacional trará várias melhorias, incluindo uma barra de tarefas que pode ser ocultada automaticamente após um período de inatividade.

Maior integração com o Android e novos widgets

 

A integração do Windows 11 com plataformas de terceiros também foi aprimorada. Entre as novidades, destaca-se a integração mais estreita com o Android, por exemplo. Agora usuários de dispositivos Samsung podem ativar o ponto de acesso pessoal do celular com apenas um clique no aplicativo Vincular ao Celular.

Além disso, o novo painel do Windows 11 contará com vários widgets, incluindo blocos do Phone Link, Xbox Game Pass e serviços de parceiros da Microsoft, como a Meta e Spotify. Esses widgets oferecem uma maneira mais fácil e rápida de acessar conteúdo e recursos de terceiros diretamente no sistema operacional.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X