CEO do Google afirma que precisarão se preparar para os erros do Bard

CEO do Google afirma que precisarão se preparar para os erros do Bard

O Bard, inteligência artificial do Google, foi lançado há pouco tempo e, de acordo com o CEO da empresa, é esperado que ele apresente erros. Sundar Pichai já enviou um e-mail para os funcionários do Google falando a respeito disso, e revelou que as coisas poderão dar errado no começo, mas que eles precisarão trabalhar para que o produto melhore cada vez mais.

Como o novo serviço ainda está em fase de testes, Sundar revelou que eles serão cada vez mais cruciais. Será através dos feedbacks das pessoas usando o Bard que os desenvolvedores poderão realizar os ajustes necessários.

Leia também:

Google inicia teste com chatbot Bard, seu rival do ChatGPT e Bing, nos EUA e Reino Unido
Google anuncia a inteligência artificial Bard, concorrente direta do ChatGPT

CEO já antecipa alguns erros do chatbot

Bard

No e-mail, ele revelou que “À medida que mais pessoas começarem a usar o Bard e testar seus recursos, elas nos surpreenderão. As coisas vão dar errado”. Com isso, o CEO do Google revela que espera mesmo que inicialmente o Bard tenha alguns erros.

Ainda de acordo com a mensagem, mais de 80 mil funcionários do Google ajudaram na construção do Bard. Durante os primeiros meses do ano, eles fizeram testes com interações negativas e não convencionais como usando xingamentos, temas delicados e inapropriados.

Confira a tradução do e-mail na íntegra:

Olá, Googlers

A semana passada foi uma semana importante em Al com nossos anúncios sobre nuvem, desenvolvedor e espaço de trabalho. Há ainda mais por vir esta semana, quando começamos a expandir o acesso ao Bard, que anunciamos pela primeira vez em fevereiro.

A partir de hoje, pessoas nos EUA e no Reino Unido podem se inscrever em bard.google.com. Este é apenas um primeiro passo e continuaremos a implementá-lo em mais países e idiomas ao longo do tempo.

Sou grato à equipe da Bard, que provavelmente passou mais tempo com a Bard do que com qualquer outra pessoa nas últimas semanas. Também agradecemos imensamente os 80.000 Googlers que ajudaram a testá-lo no dogfood de toda a empresa. Devemos nos orgulhar deste trabalho e dos anos de inovações tecnológicas que nos trouxeram até aqui, incluindo nossa pesquisa Transformer de 2017 e modelos fundamentais como PalM e BERT.

Mesmo depois de todo esse progresso, ainda estamos nos estágios iniciais de uma longa jornada de Al. À medida que mais pessoas começarem a usar o Bard e testar seus recursos, elas nos surpreenderão. As coisas vão dar errado. Mas o feedback do usuário é fundamental para melhorar o produto e a tecnologia subjacente.

Adotamos uma abordagem responsável para o desenvolvimento, incluindo o convite de 10.000 testadores confiáveis ​​de várias formações e perspectivas, e continuaremos a receber todos os comentários que estão por vir. Vamos aprender com isso e continuar iterando e melhorando.

Por enquanto, estou animado para ver como o Bard desperta mais criatividade e curiosidade nas pessoas que o usam. E estou ansioso para compartilhar todo o nosso progresso em AI para ajudar pessoas, empresas e comunidades à medida que nos aproximamos do I/O em maio.

—Sundar

Bard já está disponível para alguns

O Bard foi liberado no começo da semana para aproximadamente 10 mil pessoas, porém por enquanto ele ainda está na fase inicial de testes e por isso só pode ser usado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ao entrar no site por aqui, aparece um aviso de que ele ainda não é compatível no Brasil.

Essa versão de testes beta está sendo considerada “semi aberta” por isso, e o número limitado inicialmente é justamente já prevendo erros. Ainda assim, a empresa garante que pessoas de fora possam ter esse tipo de interação com a ferramenta e poderão usá-la de formas diferentes e criativas.

O novo chatbot chega como a solução do Google no segmento, apresentando um modelo mais evoluído em relação a linguagem LaMDA, que já tinha sua popularidade por ter mostrado ao mundo formas criativas de responder a perguntas diversas durante as últimas conferências realizadas pela empresa.

Porém, ele ainda não está livre de suspeitas e muitos ainda estão com o pé atrás a respeito da usabilidade no dia a dia. Isso porque o Bard já errou até mesmo quando foi apresentado oficialmente.

Com isso, é plausível que Sundar Pichai deixe claro que o seu chatbot ainda está sujeito a erros, então já está se preparando para isso e para críticas negativas a respeito desses erros, já que eles acontecerão. Inclusive, o erro cometido durante a apresentação já foi motivo para que muitos zombassem da ferramenta e de que a empresa tinha se apressado demais no lançamento.

Bard

O sucesso do Bard, no final das contas, vai depender muito disso, e de como ele vai oferecer respostas satisfatórias para os problemas prescritos, assim como já fazem seus concorrentes do segmento com o ChatGPT-4 da OpenAI e até mesmo o Bing Chat da Microsoft.

Fonte: CNBC

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X