Ataque hacker paralisa Hospital Universitário da USP e afeta atendimentos

Ataque hacker paralisa Hospital Universitário da USP e afeta atendimentos

Na semana passada, um ataque hacker atingiu o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP), interrompendo diversos serviços e afetando o atendimento à população. Com a ação de um ransomware, criminosos virtuais conseguiram criptografar os sistemas do hospital, exigindo resgate em bitcoin para liberação.

Leia também
Grupo hacker vaza dados de cartões de créditos de quase 20 mil brasileiros
Grupos hackers usam drivers assinados pela Microsoft para fazer ataques com ransomware

Ataque hacker obrigou funcionários a registrarem todos os processos no papel

Localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, o HU-USP atende alunos, professores, funcionários da universidade, bem como a população local em seu pronto-socorro.

O ataque, ocorrido no dia 22 de março, provocou a suspensão de consultas, exames de rotina e agendamentos, restringindo os atendimentos a casos de urgência e emergência.

Fontes ligadas ao hospital informaram que, desde o ataque, os sistemas não funcionam completamente. Para contornar a situação, a equipe teve que recorrer a processos manuais. Computadores foram formatados progressivamente e funcionários precisaram trocar senhas de login.

Os exames de rotina para pacientes ambulatoriais foram temporariamente suspensos, enquanto os atendimentos de pronto-socorro e pacientes internados seguiram ocorrendo. No entanto, os pedidos e resultados desses exames passaram a ser registrados manualmente.

Hospital ainda não é capaz de prestar todos os serviços

O HU-USP informou que medidas de defesa contra ataques cibernéticos foram acionadas e a restauração do sistema está em curso. No entanto, não há prazo definido para a normalização completa. A instituição esclareceu que não pagou nem pretende pagar o resgate exigido pelos hackers e que está trabalhando na recuperação dos backups.

Walter Cintra Ferreira, diretor do hospital, afirmou que todas as máquinas estão sendo formatadas e que os backups estão sendo restaurados. Por enquanto, não foram constatados vazamentos de dados dos pacientes, mas o hospital se comprometeu a comunicar caso algum vazamento seja identificado.

Walter Cintra também confirmou que o HU-USP realmente foi vítima de um ataque de ransomware. Esse é um dos tipos mais perigosos de malware. Ransomware é um tipo de software malicioso que criptografa os dados do usuário ou bloqueia o acesso aos sistemas, exigindo um pagamento (geralmente em criptomoedas) como resgate para restaurar o acesso e descriptografar os arquivos afetados.

Dados divulgados em janeiro de 2023 mostram que a quantidade de ataques de ransomware direcionados dobrou em 2022. Os cibercriminosos passaram a visar também sistemas Linux e um dos grupos hackers mais conhecidos, responsável pelo ransomware LockBit, já disse que vão ser mais agressivos nos próximos ataques.

Segurança cibernética tem que ser reforçada

Este ataque reforça a necessidade de conscientização sobre segurança cibernética e a importância de investimentos em medidas preventivas, tanto para instituições públicas quanto privadas. Além disso, evidencia a vulnerabilidade dos sistemas de saúde, que podem ser prejudicados, colocando em risco a vida de pacientes.

A situação atual do HU-USP afeta não apenas os atendimentos, mas também a rotina de alunos, professores e funcionários da universidade, bem como a população que depende do hospital. É fundamental que medidas sejam tomadas para evitar novos ataques e garantir a segurança das informações e a continuidade dos serviços prestados.

Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro das últimas notícias sobre o caso. E você, o que acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Metrópoles

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X