Fim da linha: Windows 7 e Windows 8.1 não receberão mais atualizações

Fim da linha: Windows 7 e Windows 8.1 não receberão mais atualizações

Chegou ao fim o ciclo de mercado de duas versões do sistema operacional da Microsoft: Windows 7 e 8.1. A companhia oficializou ontem (10), o encerramento do suporte estendido aos SOs. Lembrando que há duas etapas em relação ao suporte fornecido pela Microsoft, o chamado suporte estendido é a fase final, em que os patches estavam reservados somente aos ciclos de atualizações relacionados a segurança.

Com esse encerramento, além de não receberem novos recursos, os sistemas também passam a não ter mais atenção em relação ao pacotes frequentes de correções importantes que fecham brechas que podem ser exploradas por cibercriminosos, panorama que é altamente nocivo, principalmente para o mundo corporativo.

Você também deve ler!

13 curiosidades sobre o Windows

Curiosidades sobre o Windows 7

Atualizações de segurança agora devem ser lançadas somente em caráter excepcional. Em meio ao anúncio, a Microsoft também soltou as últimas atualizações regulares para o Windows 7 (KB5022338) e o Windows 8.1 (KB5022352).

No caso do Windows 7, a Microsoft ainda promoveu uma extensão sobre a extensão do suporte. Inicialmente, estava marcado para ser encerrado em 2020, mas foi estendido até ontem, dado a popularidade e boa aceitação que o sistema preservou ao longo dos anos.  Segundo dados da Star Counter, o Windows 7 é a terceira versão do Windows com mais quota de mercado, 11.2%, atrás apenas do Windows 11 (16.97%) e o Windows 10 (67.95%). Um levantamento divulgado em 2021, com base na análise de diversos relatórios, chegou a estimar que o Windows 7 ainda estava instalado em mais de 100 milhões de computadores.

Em 2022, uma pesquisa feita pelo Lansweeper com base em cerca de 30 milhões de aparelhos usando Windows de 60.000 empresas diferentes, mostrou que o Windows 7 também figura entre as versões do Windows mais utilizadas por corporações. O sistema aparece com 3.38% de market share.

Além dessas versões do Windows, a Microsoft também comunicou o encerramento do suporte das atualizações de segurança do navegador Edge para o Windows 7 e o Windows 8.1, ação compartilhada pelo Google, que também encerrou o suporte do Chrome para o Win7/8.1.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X