Windows 7 segue instalado em pelo menos 100 milhões de PCs

Windows 7 segue instalado em pelo menos 100 milhões de PCs

O Windows 7, lançado em 2009 pela Microsoft e descontinuado oficialmente no dia 14 de janeiro do ano passado, em virtude do fim do suporte, prova que é realmente um software com uma base de admiradores bem sólida. De acordo com dados levantados por Ed Bott, do site ZDNet, o SO ainda está presente em pelo menos 100 milhões de computadores. Mesmo com sua quota de mercado caindo, a presença do sistema em milhões de máquinas mundo afora impressiona.

Esse sistema que ficou marcado por inúmeros motivos, entre eles o fato de ser o sucessor direto de um dos maiores insucessos da Microsoft, o Windows Vista, também se destaca quando falamos especificamente do mercado naciona. De acordo com dados revelados no ano passado pela empresa de segurança Kaspersky, o Brasil é o país número um quando falamos de usuários do “seven” na América Latina. A estimativa lançada é que no ano passado 37% dos computadores no país ainda rodavam essa versão do Windows.

Obviamente, há uma retração natural do Windows 7 em prol do sistema da vez, o Windows 10. De acordo com dados levantados pela NetMarketShare, até o final de 2020 o uso do Windows 10 aumentou 11 pontos percentuais. Saltou de 63% para 74%. O uso do Windows 7 caiu de 31,2% para 21,7%. Outra ponto importante sobre o Windows 7 é que ele segue com uma força de mercado bem mais acentuada que seu sucessor,  o Windows 8/8.1. Essa versão que “matou” o botão iniciar detém apenas 3,1% de quota de mercado.

Você também deve ler!

Curiosidades sobre o Windows 7

OPINIÃO: longe de ser perfeito, Windows 7 marcou época e deixou uma base de fãs gigantesca

Além da popularidade alcançada e certos avanços tecnológicos que o Windows 10 oferece, o fim do suporte ao Windows 7 também contribui para para a queda da sua quota de mercado. Utilizar um sistema sem um suporte ativo, principalmente sem atualizações rotineiras de segurança, representa uma exposição bem maior aos ataques cibernéticos.

No entanto, vale lembrar que alguns fabricantes de antivírus continuarão oferecendo suporte ao Windows 7 por algum tempo. O suporte a esse sistema na grande maioria dos antivírus será cumprido até 2022. Até mesmo hardware de alguns fabricantes seguem com suporte, como é o caso de algumas placas-mãe da BIOSTAR. 

Windows 7

Pra quem ainda utiliza o Windows 7 e está querendo migrar para o Windows 10, saiba que o processo de atualização gratuita da Microsoft ainda está ativo. Embora a Microsoft oficialmente já tenha encerrado esse processo de upgrade gratuito ele continua valendo. Você pode conferir o passo a passo de como realizar a atualização nesta matéria. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X