Baidu está desenvolvendo uma alternativa ao ChatGPT

Baidu está desenvolvendo uma alternativa ao ChatGPT

Em virtude do grande sucesso midiático que o ChatGPT ganhou desde seu lançamento, levantando questões importantes, sobre o efeito transformador que pode desempenhar na sociedade nos próximos anos, um movimento de corrida de outras companhias em desenvolver alternativas de IA conversacional está se desenhando. E não apenas no Vale do Silício. A chinesa Baidu está desenvolvendo uma alternativa a solução da Open AI, baseada no modelo de linguagem treinada GT-3.

Chatbots como o ChatGPT podem atuar em uma grande lista de tarefas, desde opções em que a linguagem foi previamente obstinada a mapear, como resumos, tradução e formulação de respostas, como também opções que estavam fora desse circuito inicial, como a possibilidade da criação de códigos de programação. Além de ser altamente intuito, o ChatGPT também chama atenção pela naturalidade das respostas geradas, como se aquele conteúdo tivesse sido gerado por um humano.

Você também deve ler!

8 curiosidades sobre o ChatGPT

Deepmind, empresa do Google, promete lançar uma IA melhor que o ChatGPT

Segundo a Bloomberg, os detalhes sobre essa possível alternativa da Baidu ao ChatGPT ainda são escassos. Alguns rumores apontam que essa solução em IA seria baseada em um sistema proprietário, “Ernie”, modelo de aprendizado de máquina que, aparentemente, foi treinado ao longo dos anos. Comumente associado no Brasil ao seu antivírus, a chinesa Baidu tem investimentos amplos em tecnologia. No ano passado, a companhia lançou um serviço de táxi autônomo no mercado chinês. A empresa também é responsável pelo buscador Baidu, que faz muito sucesso em seu país de origem.

A expectativa é que essa alternativa ao ChatGPT seja lançado pela Baidu em março. Inicialmente incorporando a tecnologia aos seus principais serviços, como o motor de busca. Pelo menos na China, a Baidu pode ser uma grande ameaça aos planos da OpenAI, ou até mesmo de outras alternativas de IA conversacional. Ao lado de Alibaba e da Tencent, a Baidu é um dos titãs da internet no país mais populoso do mundo. O lançamento desta IA pode reforçar ainda mais esse domínio.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X