Xiaomi alerta: não é recomendado usar pasta de dente na tela quebrada do celular

Xiaomi alerta: não é recomendado usar pasta de dente na tela quebrada do celular

Você já ouviu falar que passar pasta de dente na tela quebrada ou trincada do celular é uma boa maneira de cobrir os arranhões? A primeira vez que ouvi essa “dica” foi por volta de 2012. Mas até hoje esse macete circula em vídeos no YouTube ou Facebook. Apesar de parecer uma “dica útil”, a Xiaomi comprovou que essa técnica não é eficaz e, na verdade, pode ser prejudicial para o dispositivo.

Leia também
Saiba como proceder se ocorrer um erro com o leitor de impressões digitais do seu smartphone
HD externo não é reconhecido: como resolver?

Mito sendo revelado

Na última sexta-feira (9), a Xiaomi publicou um vídeo no YouTube mostrando um smartphone com diversas rachaduras na tela sendo polido com pasta de dente. No vídeo,vemos o procedimento ser realizado enquanto uma pessoa explica que a pasta de dente supostamente ajuda a remover os arranhões e preencher os amassados na superfície da tela.

No entanto, quando o creme é retirado, não há nenhuma mudança visível. Segundo a Xiaomi, isso acontece porque a pasta de dente não é capaz de restaurar o interior microscópico do vidro da tela do celular. Segundo a dica, por ser um agente de polimento, a pasta de dente teria esse “poder milagroso”.

Mas, na prática, vimos que independentemente da quantidade, tempo ou pressão aplicada, a pasta de dente não terá nenhum efeito nas rachaduras e arranhões do dispositivo. Abaixo você pode conferir o vídeo completo, que tem pouco menos de um minuto:

Dica é bastante disseminada por content farms

Em 2017 a CNET publicou um artigo onde coloca em prática a dica. Na verdade, o veículo faz o teste com vários materiais, como borracha, óleo de coco e até mesmo casca de banana! Mas com respeito à pasta de dente, eles constataram que o aparelho fica apenas com mais brilho, não havendo nenhuma mudança real no que diz respeito aos arranhões.

Porém, quando aplicada em uma película protetora de plástico, a pasta de dente faz um bom trabalho em disfarçar os arranhões. Talvez seja por isso que a dica faça tanto sucesso na internet, pois proporciona um resultado visual e funciona em películas de plástico, que muita gente costuma usar por aí.

Também é importante lembrar que a disseminação de informações falsas é amplamente incentivada por content farms, que produzem vídeos com miniaturas falsas ou mesmo testes que não refletem a verdade.

Caso você não saiba, content farm é um tipo de site que produz conteúdo em grande quantidade, com o objetivo de atrair tráfego na internet e gerar lucro através de publicidade. Muitas vezes, o conteúdo produzido por content farms é de baixa qualidade e pode ser enganoso, como é o caso deste “mito da pasta de dente”.

A pasta de dente pode danificar sua tela de celular

O vídeo da Xiaomi também aborda o fato de que, além de ineficaz, a aplicação de pasta de dente na tela de um smartphone pode ser prejudicial ao aparelho. Segundo a empresa, a pasta de dente é uma substância alcalina que, com o tempo, pode danificar a camada de revestimento oleofóbico da tela do celular.

Este revestimento é essencial para evitar marcas de dedo no smartphone e o acúmulo de sujeira em sua superfície. Há quem pense também em usar bicarbonato de sódio, um ingrediente comum em alguns cremes dentais. Neste caso, isso é uma péssima ideia, pois o componente é abrasivo e pode causar ainda mais arranhões no dispositivo.

Vale lembrar que a própria pasta de dente é um produto altamente abrasivo. Afinal de contas, ela é usada para remover sujeira e tártaro dos dentes. Pensando bem, não tem muita lógica mesmo aplicá-la a uma tela de smartphone com o intuito de remover arranhões.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X