Inovação: Paperlike U é o primeiro monitor com tela e-ink curva do mundo

Inovação: Paperlike U é o primeiro monitor com tela e-ink curva do mundo

Diferentemente dos displays de smartphones, tablets e notebooks, as telas e-ink possuem uma característica única. Elas permitem que você as utilize por longos períodos sem causar desconforto aos olhos.

Essa tecnologia de tela, popularizada principalmente por e-readers como o Kindle, se tornou uma ótima opção para quem procura dispositivos focados em leitura. No entanto, a empresa chinesa Dasung quer dar um passo à frente com esta tecnologia. Eles lançaram um monitor curvo de 25,3 polegadas que, ao invés de um display LCD ou LED/OLED, utilizam um painel e-ink. Estou falando do monitor Paperlike U.

Leia também
O que é um Kindle?
O que é TFT, tecnologia usada nas telas LCD de celulares, monitores e Smart TVs?

Paperlike U tem muitas características impressionantes

O lançamento do monitor Paperlike U representa um avanço significativo no campo das telas e-ink. Até então, essa tecnologia era principalmente usada em e-readers e em alguns tablets. Dois bons exemplos foram lançados no início deste mês. A Xiaomi e a Lenovo apresentaram o Note E-Ink e o Yoga Paper E-Ink.

Sem dúvida alguma, o Paperlike U se destaca por seu tamanho e suas características únicas. Ele possui uma tela com 25,3 polegadas. O painel em preto e branco permite que você use o computador sem sofrer com o cansaço ocular causado pela luz azul emitida pelos monitores convencionais. Se você possui um Kindle sabe do que estou falando.

Outra característica que chama a atenção é a resolução do Paperlike U. A resolução de 3200 x 1800 pixels, ou 3K, evita imagens pixeladas e garante uma definição de caracteres excelente. Essa característica é especialmente útil para programadores, para quem lê muitos emails e para profissionais que, assim como eu, trabalham boa parte do dia com editores de texto e lendo matérias diversas.

Tela em preto e branco, conexão wireless e preço alto

O Paperlike U é principalmente um monitor para trabalhar com textos. Como ele não possui cores, não é uma opção ideal para assistir vídeos ou jogar. Até porque a tecnologia e-ink tem uma taxa de atualização mais lenta. Especialmente jogos exigem que a taxa de atualização do monitor seja a mais alta possível. Atualmente, temos monitores com taxa de atualização de 144 Hz. E em breve haverá monitores com frequência de 540 Hz.

No entanto, a Dasung prometeu melhorar a fluidez dos gráficos no monitor. Infelizmente, a empresa não revelou qual é a frequência máxima de atualização do painel. Outro aspecto positivo do Paperlike U é a possibilidade de ajustar a temperatura da imagem através dos controles do próprio monitor. Isso deixa a visualização do conteúdo ainda mais confortável.

Além disso, o monitor possui conexão sem fio, o que reduz a quantidade de cabos na sua mesa de trabalho ou até mesmo na sua casa. Outra vantagem do Paperlike U é que a conexão sem fio tem baixa latência.

No entanto, esse monitor inovador tem um preço alto. No exterior, o lançamento custa mais de US$ 2 mil (cerca de R$ 10 mil na cotação atual). Atualmente, não há previsão de lançamento do Paperlike U no Brasil. Eu, particularmente, achei a ideia bem bacana. Mas é preciso esperar a tecnologia baratear para que valha a pena pegar um monitor desse tipo.

Você acha que monitores com tela e-ink podem se popularizar algum dia?

Fontes: China Daily, Gizmochina e Goodereader

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X