Eleições no Brasil: é possível que o Twitter tenha dado preferência a esquerda, diz Elon Musk

Eleições no Brasil: é possível que o Twitter tenha dado preferência a esquerda, diz Elon Musk

Além de muito ativo com suas próprias postagens, Elon Musk também tem o hábito de interagir com outros usuários no Twitter, e dessa vez o magnata resolveu participar de um tema que divide opiniões, a influência da moderação das grandes redes sociais sobre uma determinada linha de discurso, que poderia desequilibrar um dos lados, e, automaticamente, favorecer o outro.

Quando indagado pelo correspondente Ayi Yemini, se Musk poderia descobrir quais outras eleições foram ‘manipuladas’ pela antiga administração do Twitter, o novo dono do Twitter respondeu que tem visto muitos tweets preocupantes sobre as eleições brasileiras, e que, se esses tweets foram precisos, que o pessoal do Twitter tenha dado preferência a candidatos de esquerda no pleito brasileiro.

 

A declaração de Musk, até o momento, encontra-se no campo da hipótese, mas também reafirma o compromisso do empresário em seguir uma linha diferente em relação ao que o Twitter vinha adotando, principalmente no que tange a moderação de conteúdo. Arcar com esse modo de gerenciamento está trazendo entraves ao Twitter com o mercado.

O ramo publicitário, por exemplo, tem um certo receio que o Twitter possa se transformar num ambiente em que a defesa de uma liberdade de expressão quase que irrestrita pode representar um afrouxamento preocupante sobre certos discursos.

Cada vez mais a posição ou determinada bandeira que uma marca se associa é uma estratégia fundamental, em termos de mercado. Muitas marcas, incluindo nomes de peso como Coca-Cola e Nesté, resolveram parar de anunciar no Twitter nas últimas semanas. Pelo menos até entenderem melhor no que a plataforma será daqui pra frente.

Você também deve ler!

Elon Musk revela as principais funções do Twitter 2.0

Lançamento do Twitter Blue é adiado novamente; Musk tenta fugir da “taxa Apple”

É importante também frisar que, em certa medida, muitos acabam levando as declarações de Musk como uma posição absoluta, que representa um fato concreto sobre o tema, no entanto, até o próprio empresário entra em algumas contradições com suas falas. Essa semana, em meio ao entreveiro com a Apple, Elon Musk declarou que a companhia teria ameaçado a retirada do aplicativo do Twitter da App Store. No entanto, após o encontro com Tim Cook, CEO da gigante de Cupertino, o empresário sul-africano fez questão de dizer que Cook garantiu que a Apple jamais considerou fazer isso.

 

Esse novo posicionamento suscitou alguns questionamentos sobre a fala inicial de Musk.“Foi uma conjectura enquadrada como um fato? Ou era mentira?”, perguntou o ator Jeffrey Wright. Ficou parecendo que a declaração de Elon Musk estava mais para uma percepção do que algo concreto advindo da Apple.

As mudanças promovidas por Elon Musk no Twitter tem desagradado algumas celebridades com relevância na plataforma e até mesmo líderes de estado.

 

Na noite de ontem (02), o empresário teve um encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron. Entre os temas debatidos, estava a questão, do que o chefe de estado francês entende, de um afrouxamento sobre as políticas de moderação de conteúdo postado no Twitter. ” O Twitter deve se esforçar para cumprir os regulamentos europeus”, disse Macron.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X