Facebook e Google faturam mais de R$ 160 milhões com anúncios nas eleições

Facebook e Google faturam mais de R$ 160 milhões com anúncios nas eleições

As eleições gerais de 2022 foram encerradas no último domingo (30). Com o final das campanhas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os números referentes aos anúncios feitos nas plataformas digitais.

No total, os candidatos gastaram mais de R$ 160 milhões com publicidade online. R$ 88 milhões foram gastos no Facebook e Instagram e R$ 71,9 milhões foram usados no Google.

Leia também
Dois em cada cinco brasileiros acreditam que urnas eletrônicas podem ser hackeadas, revela pesquisa
TSE lança canal digital para denunciar fake news

Em 2022 os candidatos aos cargos públicos gastaram cerca de 5,5 vezes mais do que em 2018. Há 4 anos, o valor gasto com publicidade em plataformas digitais foi de apenas R$ 29 milhões. As plataformas da Meta ficaram com R$ 23 milhões e o Google com R$ 6 milhões. Os candidatos entenderam que as redes sociais podem ser um ponto de virada importante para conquistar o eleitorado.

Bolsonaro foi quem mais gastou com anúncios em redes sociais

Jair Bolsonaro
O atual presidente da república investiu pesado para tentar a reeleição

O candidato derrotado à presidência da república, Jair Bolsonaro, investiu pesado em campanhas nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Foram pouco mais de 2,5 milhões. Curiosamente, o candidato eleito, Luís Inácio Lula da Silva, não aparece entre os 5 candidatos que mais investiram em redes sociais. Veja o ranking:

  • Jair Bolsonaro (R$ 2,61 milhões)
  • Simone Tebet (R$ 1,93 milhões)
  • Elmano de Freitas (R$ 1,66 milhões)
  • Ciro Gomes (R$ 1,22 milhões)
  • Alexandre Silveira (R$ 920 mil)

Jair Bolsonaro atingiu a liderança em gastos com publicidade no dia 19 de outubro. Nessa data foram efetuados dois pagamentos. Um de R$ 499 mil e o outro de R$ 532 mil. Curiosamente, esse gasto de mais de R$ 1 milhão ocorreu depois de uma fala polêmica do presidente, onde ele disse que “rolou um clima com jovens venezuelanas”.

Outro dado curioso é que investir pesado em publicidade não garante que o candidato será eleito. Prova disso é que dos cinco candidatos que mais investiram no Facebook e Instagram, apenas Elmano de Freitas foi eleito para o cargo de governador do Ceará.

Ao ampliarmos a lista para o Top 10, a situação não muda muito. Dos 10 que mais investiram em anúncios nas plataformas da Meta, apenas 3 foram eleitos. Além de Elmano de Freitas, Jorginho Mello e Camilo Santana também foram eleitos. Eles investiram R$ 620 mil e R$ 500 mil em anúncios, respectivamente.

Lula apostou pesado no Google

Luiz Inácio Lula da Silva
Lula investiu todas as fichas no Google

Já o Google recebeu quase 12 vezes mais do que em 2018. Nas eleições passadas o investimento foi de R$ 6 milhões. Já em 2022 esse valor saltou para R$ 71,9 milhões. O candidato que mais investiu foi o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com mais de R$ 10 milhões. Confira o Top 5 abaixo:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (R$ 10,4 milhões)
  • Jair Bolsonaro (R$ 4,5 milhões)
  • Ciro Gomes (R$ 3,3 milhões)
  • Roberto Cláudio (R$ 1,7 milhão)
  • Elmano de Freitas (R$ 1,3 milhão)

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, investiu pesado no Google. Um total de R$ 10,4 milhões. Foi mais do que o dobro do que o seu principal concorrente, Jair Bolsonaro, que investiu um total de R$ 4,5 milhões.

Curiosamente, as outras três posições são ocupadas por cearenses. Ciro Gomes, candidato à presidência, investiu R$ 3,3 milhões. Roberto Cláudio, que estava disputando o cargo de governador do Ceará, investiu R$ 1,7 milhão. E em 5º lugar aparece Elmano de Freitas, o candidato eleito, que investiu R$ 1,3 milhões.

É válido ressaltar que os valores acima discriminados referem-se somente aos gastos feitos pelas campanhas dos candidatos. Os anúncios feitos por agências não entram nessa conta do TSE.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X