Youtuber deixa o Galaxy Z Fold 4 com cara de Windows Phone e Windows 10

Youtuber deixa o Galaxy Z Fold 4 com cara de Windows Phone e Windows 10

O smartphone dobrável Galaxy Z Fold 4 foi lançado no começo de agosto, durante o Galaxy Unpacked. Trata-se de um smartphone topo de linha, com uma tela incrível, alto poder de processamento e funcionalidades diferenciadas. No entanto, alguém teve a ideia de deixar o novo smartphone da Samsung com a cara do Windows 10 e do finado Windows Phone. E sabe o que é pior? Deu certo!

O youtuber Mark Spurrell teve que usar dois launchers e configurar algumas automações na Bixby Routines para conseguir essa proeza. Caso você não saiba, launchers são aplicativos que substituem a tela inicial do Android. Era algo muito comum alguns anos atrás. Hoje em dia já não se usa tanto. A interface padrão das fabricantes já é bem decente em todos os sentidos.

Leia também
Samsung lança Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 no Brasil; confira os preços
Samsung: smartphones dobráveis ​​serão o novo padrão da indústria até 2025

Dois launchers – Dois sistemas

Galaxy Z Fold 4 Windows
Galaxy Z Fold 4 com interface do Windows Phone e Windows 10

O primeiro launcher usado por Mark foi o Square Home. Ele é gratuito e troca a interface padrão do Android por uma interface similar à do Windows Phone. Ou seja, este launcher é baseado em uma tela inicial com quadrados e retângulos. O youtuber usou este launcher na tela externa do Galaxy Z Fold 4.

O segundo launcher, desta vez destinado à tela interna do Galaxy Z Fold 4, é o Win-X Launcher. O seu objetivo é deixar a interface do Android o mais parecida possível com o Windows 10.

E como você pode ver no vídeo abaixo, essa gambiarra funcionou muito bem! Eu fiquei impressionado principalmente com o Win-X Launcher. Muitas funções do Android funcionam como o esperado. Alguns exemplos são: área de notificações, o relógio e o calendário no canto inferior direito da tela, configurações rápidas, Windows Explorer e até o menu Iniciar se parece bastante com o sistema operacional da Microsoft.

Bixby Routines para automatizar tudo

Configurar um launcher até que é fácil. Mas dois launchers em um aparelho que tem duas telas não é uma tarefa tão fácil assim. Para tanto, o youtuber teve que configurar também algumas automações. E para isso ele usou o aplicativo Bixby Routines.

Como a interface Win-X Launcher está definida como padrão, Mark Spurrell teve que configurar pelo menos duas automações. A primeira é ir para a tela inicial ao abrir o Galaxy Z Fold 4. Assim o celular já abre com o visual do Windows 10. A segunda automação ativa o launcher Square Home sempre que o celular é fechado. Assim ele usa o sistema com a cara do Windows Phone na tela pequena.

Obviamente que alguns bugs ainda acontecem. Por exemplo, às vezes o Win-X Launcher demora a ser executado quando o Galaxy Z Fold 4 é aberto. Em outras vezes o launcher Square Home não é executado automaticamente. Aí é necessário que o usuário abra o aplicativo manualmente.

De qualquer maneira, isso não deixa de ser um feito bem interessante. Mostra o potencial de personalização que o celular dobrável da Samsung proporciona. É possível ter duas telas diferentes, cada uma delas com um objetivo distinto. Tudo vai depender da necessidade e da criatividade de cada um.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X