Nova atualização começa unificação do Google Duo com o Google Meet

Nova atualização começa unificação do Google Duo com o Google Meet

No começo de junho, o Google revelou que seu aplicativo Google Duo começaria a ser unificado com o Google Meet, e essa integração já começou. Como prometido, ela vai acontecer ao longo do ano, porém o processo será concluído ainda até o final de 2022.

A empresa já começou a enviar notificações de atualizações mostrando mais sobre a novidade e, em alguns casos, já começaram a substituir tanto o ícone do Duo quanto no nome para o do Meet. Saiba mais.

Leia também:

Google Play Store agora oculta o número da versão dos aplicativos
Adeus! Google Play Store vai proibir anúncios em tela cheia

A ideia da integração entre os serviços

A ideia é que os recursos do Meet comecem aos poucos a serem adicionados ao Google Duo até que ambos se tornem praticamente o mesmo aplicativo. A empresa revelou que “Os recursos de videochamada existentes do Duo chegaram para ficar, incluindo a capacidade de fazer videochamadas para amigos e familiares por número de telefone ou endereço de e-mail, usar filtros e efeitos divertidos, enviar mensagens e iniciar chamadas pelo Google Assistente”.

Ou seja, quando a integração acabar, o Google Duo oferecerá ferramentas mais completas para as videochamadas como planos de fundos personalizados, possibilidade de agendar reuniões, usar o chat de texto durante as chamadas de vídeo, função de transmissão de tela para apresentações, transcrição de áudio automática, integração com outros serviços Google e o limite de pessoas em uma reunião vai aumentar de 32 para 100.

Os usuários poderão ficar despreocupados porque as informações como os contatos, o histórico de conversas e de mensagens permanecerão guardados, e não será preciso baixar nenhum outro aplicativo, apenas atualizar.

“Como parte de nossa missão de criar uma experiência conectada para todos os usuários, estamos empolgados em reunir nossas tecnologias de videochamada e reunião em uma solução única, poderosa e fácil de usar. As comunicações por vídeo são uma das principais áreas de foco para nós, e você continuará vendo nossos investimentos no Google Meet para ajudar as pessoas a se conectar, colaborar e compartilhar experiências em qualquer dispositivo, em casa, na escola e no trabalho”

Começa a integração entre o Google Duo e o Google Meet

Essa unificação dos serviços é bem vinda, até porque concentra essa função de chamadas em apenas um serviço, o que é interessante para a empresa e para os usuários. Em julho, a empresa já tinha começado a dar avisos sobre a novidade também através de uma nova atualização.

Ao atualizar o aplicativo, os usuários já começaram a ver uma mensagem sobre a novidade e mais informações sobre ela. Na mensagem eles avisam que “Seu app Duo vai se tornar Meet, com um novo nome e ícone, e mais recursos como efeitos de plano de fundo.” Abaixo, o usuário escolhia entre as opções “Entendi” e “Saiba mais”.

Google Duo

Ao escolher a opção “Saiba mais”, ele é  redirecionado para uma página de suporte do Google com mais detalhes sobre a unificação dos serviços. Essa atualização também trouxe algumas novidades que já começavam a revelar as mudanças, como ao invés do botão “Ligar”, ele agora exibia o botão “Novo”.

Google Duo

O novo botão oferece algumas opções como começar uma reunião ou agendar uma nova reunião no Google Agenda, um recurso que já era visto no Google Meet. Eles ainda deixam claro que as conversas são protegidas por criptografia de ponta a ponta.

Aplicativo já mudou de ícone e identidade visual

Agora, a novidade mais recente sobre o processo de unificação entre o Duo e o Meet é que o primeiro já começou a mudar visualmente. A mais nova atualização traz o novo ícone e o novo nome. Ou seja, o Duo está oficialmente se transformando no Meet.

Ele já apareceu com o logo do Meet, que é um ícone que parece uma câmera com cantos arredondados e as 4 cores do Google. O nome também mudou, e deixou de ser Duo para ser Meet.

Google Duo

O site 9to5Google foi quem descobriu a nova mudança, e, segundo eles, o Google deverá liberar também uma notificação para avisar aos usuários, principalmente aqueles que ainda não estavam cientes da mudança. É de praxe que isso aconteça.

Vale lembrar que a mudança visual é uma transformação e não uma substituição do aplicativo. Ou seja, o atalho do aplicativo vai continuar o mesmo, caso ele esteja na tela inicial vai continuar ali no mesmo lugar, só que com o novo ícone e nome.

Essa mudança está acontecendo gradualmente e vai continuar acontecendo até o mês que vem, então é possível que ela não chegue a todos por agora. Então se o seu Duo ainda não mudou, continue atualizando-o e fique de olho até o mês que vem.

Já o aviso sobre a integração “Duo vai ficar ainda melhor”, que tinha sido visto inicialmente no mês passado, já começou a ser distribuído para todos essa semana, então se ainda não apareceu pra você, não deve demorar.

Fonte: 9to5Google

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X