WhatsApp finalmente deixará você esconder quando estiver online

WhatsApp finalmente deixará você esconder quando estiver online

Pouco a pouco o WhatsApp vai implementando recursos de privacidade que há tempos são pedidos pelos usuários. A bola da vez, segundo o site especializado WABetaInfo, é a possibilidade de desativar o status “online” sempre que você estiver usando o aplicativo. Atualmente, o WhatsApp permite que você desabilite a confirmação de leitura e também o “visto por último”.

Como já é de praxe, a novidade surgiu em uma das versões de testes do mensageiro. Para acessá-la, é preciso entrar nas configurações do WhatsApp, ir na seção “Privacidade” e depois na opção “Visto por último e online”. Lá você poderá definir quem poderá saber se você está online ou não.

Leia também
Como o WhatsApp ganha dinheiro?
Como saber se o seu WhatsApp foi clonado

Pela captura de tela que podemos ver abaixo, teremos duas opções. A primeira é a “Everyone”, ou seja, qualquer pessoa poderá ver o seu status online. Já a segunda opção é a “Same as Last Seen”, ou seja, segue a mesma configuração do “visto por último”. Então, se você configurar o “visto por último” para ser exibido apenas para os seus contatos, o mesmo ocorrerá com o status online.

Além disso, a descrição da nova opção de privacidade diz que “se você não compartilhar seu último visto e online, não poderá ver o último visto de outras pessoas e online”. Portanto, é uma via de mão dupla.

A possibilidade de esconder o status online é, basicamente, uma das funções mais pedidas pelos usuários. E, pensando bem, a exibição do rótulo online é meio desnecessária. Se os usuários já podem desativar a confirmação de leitura (quando o double check fica azul) e também restringir o “visto por último”, qual a necessidade da exibição do status online?

Além disso, a função que diz se você está online ou não é usada por “aplicativos stalkers”. Existem alguns apps que fazem um monitoramento de quando e por quanto tempo você ficou online na plataforma. Daí eles enviam um relatório para a pessoa interessada. Ou seja, uma violação de privacidade clara! Inclusive, esse foi um dos motivos pelos quais o “visto por último” foi desativado por padrão para desconhecidos.

Como sempre, a nova função do WhatsApp só está disponível em versões de testes. Mas por se tratar de uma funcionalidade bastante aguardada, é provável que não demore muito para que ela seja implementada na versão final do mensageiro.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X