Como saber se o seu WhatsApp foi clonado [VÍDEO]

Como saber se o seu WhatsApp foi clonado [VÍDEO]

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Portanto, ele é um prato cheio para bandidos. Por isso é tão comum ouvirmos alguma história de alguém, que teve o WhatsApp clonado. Uma pesquisa feita pelo site Statista revelou que 96% dos brasileiros usam o WhatsApp diariamente. Em números absolutos, o Brasil perde apenas para a Índia. Então, se você não tiver cuidado, pode acabar sendo vítima de um dos inúmeros golpes que usam o mensageiro.

Neste artigo iremos ensinar como você pode identificar se você teve o WhatsApp clonado ou não. E como proceder em caso afirmativo. Além disso, daremos algumas dicas de segurança para diminuir as chances de você ter o WhatsApp clonado.

Leia também
Como bloquear alguém no WhatsApp
Reações do WhatsApp: o que são e como usar

WhatsApp avisa quando sua conta é “clonada”

Uma das vantagens do WhatsApp é que é praticamente impossível “clonar” a sua conta sem que você perceba. Isso porque o próprio aplicativo avisa que a conta foi acessada de outro aparelho. Então, se alguém, de alguma forma, conseguir logar na sua conta em outro dispositivo, o WhatsApp envia a mensagem abaixo:

WhatsApp clonado

Esse aviso aparece quando você tenta acessar o WhatsApp no seu celular, normalmente, mas ele já está em uso em outro aparelho e com o seu mesmo número de celular.

Note que há um botão chamado “Confirmar”. Ao tocar nele, você deve autenticar o seu número. Após isso, a sua conta de WhatsApp deve ficar ativa novamente em seu smartphone.

O próximo passo é saber como alguém conseguiu validar o seu número de celular em outro aparelho. Talvez você tenha sido vítima de um SIM Swap. Ou então alguém teve acesso às suas mensagens e pegou o código de confirmação de 6 dígitos que as operadoras enviam para validar a operação.

Atividades estranhas na sua conta

WhatsApp clonado

Outro indicativo de que o seu WhatsApp foi clonado são atividades estranhas na conta. Sabe aquela mensagem que você não enviou mas está lá? Ou aquele áudio que você não ouviu mas está marcado como ouvido? Ou mesmo um horário de visualização que não bate com o seu? Pois é, tudo isso pode ser indicativo de que alguém invadiu o seu WhatsApp.

Vale lembrar que tudo isso pode ser também um bug pontual do aplicativo. Mas se essas situações se tornarem rotineiras, é um mal sinal. Alguém deve ter conseguido acessar seu WhatsApp de um outro dispositivo. Uma boa possibilidade é o WhatsApp Web estar conectado em um outro computador.

Antigamente o WhatsApp Web era apenas um “espelho” do seu celular. Ou seja, para o WhatsApp web funcionar, o seu celular precisava estar por perto. Mas agora não é mais assim. Ele funciona de maneira independente, então, se alguém conseguiu conectar a sua conta à versão web do mensageiro, pode ter certeza que essa pessoa tem acesso a todas as conversas, áudios e imagens.

Para saber em quais dispositivos o seu WhatsApp está conectado, toque nos 3 pontinhos localizado no canto superior direito e depois escolha a opção “Aparelhos conectados”. Lá você verá em quantos computadores o seu WhatsApp Web está ativo. Para desconectar é só tocar em um dos itens e depois em “Desconectar”.

E se o meu celular for roubado?

WhatsApp clonado

Se você foi vítima de um roubo ou furto e está com medo de ter o WhatsApp clonado, há uma solução. Um dos caminhos é entrar em contato diretamente com o WhatsApp e pedir para eles desativarem a sua conta. Ao fazer isso, não tem como recuperá-la e muito menos acessá-la. Mesmo assim, o WhatsApp ainda tem um prazo de 90 dias para deletar todos os seus dados dos servidores. Você pode fazer isso através desse link.

Também é válido entrar em contato com o WhatsApp via e-mail. Caso sua conta tenha sido clonada, e você não conseguiu recuperar, mande um e-mail para support@whatsapp.com. Tanto no assunto quanto no corpo do e-mail escreva o seguinte: “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. Inclua no e-mail seu telefone de contato, seguindo o formato internacional, +55 (referente ao código do Brasil) +DDD da sua área + número do seu telefone.

Recentemente o WhatsApp anunciou novas medidas de proteção para a conta. Para concluir o processo de transferência de conta para um novo aparelho será exibida uma mensagem solicitando a confirmação. Caso você veja essa mensagem, e desconhece o tal pedido de transferência, negue o processo.

WhatsApp

Há ainda outras medidas de segurança que você pode adotar. São elas:

  • Ativação da verificação em duas etapas: esta é uma ferramenta importante de segurança e que evita que outros usem sua conta do WhatsApp sem sua autorização.
  • Biometria para acessar o WhatsApp: outro recurso interessante de segurança é a ativação de biometria. Assim, mesmo que alguém pegue o seu celular ainda precisará da sua digital para ver as mensagens.

Seguindo as dicas acima você consegue identificar se teve o WhatsApp clonado e ainda consegue dificultar que isso aconteça.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X