Nokia anuncia novos dispositivos, inclusive alguns celulares clássicos

Nokia anuncia novos dispositivos, inclusive alguns celulares clássicos

Nesta terça-feira (12) a saudosa Nokia, atualmente controlada pela HMD Global, lançou uma série de dispositivos. Dentre eles, celulares clássicos como o Nokia 8210 4G, 2660 Flip e 5710 XpressAudio. Além disso, mantendo um pezinho nos tempos atuais, a marca lançou o tablet Nokia T10 com Android 12. Veja os detalhes de todos os lançamentos.

Leia também
Nokia 1100, a história do celular mais vendido de todos os tempos
O dia em que o celular chegou ao Brasil

Nokia 8210 4G: de 1999 para os dias atuais

Nokia 8210 4G

O Nokia 8210 é um dos celulares clássicos da marca finlandesa. Ele foi lançado há exatos 23 anos, durante a Paris Fashion Week. No Brasil o aparelho fez um sucesso muito grande na época. A versão lançada em 2023 traz a conectividade 4G como principal atrativo.

O dispositivo ainda guarda algumas características do aparelho lançado em 1999. Por exemplo, ele tem uma construção bem resistente, garantindo uma durabilidade notável para o celular. Além disso, ele traz uma bateria removível de 1.450 mAh. Sério… há anos eu não via um celular com bateria removível.

A tela do Nokia 8210 4G tem apenas 2,8 polegadas com resolução QVGA. Logo abaixo da tela vemos os botões físicos com retroiluminação. O dispositivo tem até uma câmera na traseira, com resolução VGA. Sério, Nokia, não sei qual é a necessidade disso.

Por dentro, o Nokia 8210 4G é igualmente simples. Equipado com um processador Unisoc T107, o celular possui apenas 48 MB de memória RAM e 128 MB de armazenamento interno. Mas ele suporta cartões microSD de até 32 GB. O sistema operacional é o S30+.

Nokia 2660 Flip

Nokia 2660 Flip

Esses celulares do tipo Flip já foram a nata da tecnologia nos anos 2000. Outro clássico da marca finlandesa, o Nokia 2660 Flip ressurge com as mesmas especificações técnicas do Nokia 8210 4G. O diferencial, no entanto, é a sua tela que abre e fecha.

Por falar em tela, o display interno possui 2,8 polegadas com resolução QVGA e a tela externa possui 1,77 polegadas (também com resolução QVGA). A mesma câmera, processador e bateria também se encontram neste celular.

Além da tela flip, outro diferencial deste aparelho é ter um botão de emergência. A pessoa pode cadastrar algum contato confiável e ligar para ele apenas apertando este botão. É um bom recurso para idosos.

Nokia 5710 XpressAudio

Nokia 5710 XpressAudio

Este é o aparelho mais diferente dos lançamentos da Nokia. Se bem me lembro, o 5710 XpressAudio concorreu com os celulares Walkman, da Sony. Lembro que eles eram bem populares na época. Mas a opção da Nokia era 5310 e não 5710. Pois bem, voltando para os tempos atuais.

O Nokia 5710 XpressAudio conta com botões ao lado da tela para controlar a reprodução de músicas. A tela, por sua vez, tem 2,4 polegadas e resolução QVGA. Mas a característica mais legal deste celular é que ele vem com fones de ouvido sem fio que podem ser acoplados na traseira do telefone! Para quem gosta de malhar acho que este feature phone é uma boa opção.

Para fazer jus ao nome XPressAudio, o dispositivo conta ainda com alto-falantes duplos e conexão Bluetooth 5.0, para você conseguir conectar outros dispositivos. As demais especificações técnicas são iguais às dos aparelhos mencionados anteriormente.

Tablet Nokia T10

Nokia T10

Agora que já falamos sobre todos os dispositivos clássicos lançados, falaremos sobre um mais moderno. O tablet Nokia T10 é um dispositivo de entrada, ou seja, bem básico. Ele traz uma tela de 8 polegadas com resolução HD e bordas grandes (o que parece estranho para os dias atuais). Ele dispõe de duas câmeras. A frontal tem apenas 2 megapixels e a traseira tem 8 megapixels.

No quesito hardware, o Nokia T10 é equipado com um processador Unisoc T606, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. Há também uma versão com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

A bateria, por sua vez, tem apenas 5.100 mAh. É pouco, se comparado com o tablet Nokia T20, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2022, que traz uma bateria com 8.200 mAh. O Nokia T10 conta ainda com entrada para fones de ouvido, conexões Wi-Fi, e 4G.

Tablet Nokia T10

No quesito software o Nokia T10 sai da caixa com o Android 12. Mas a empresa já garantiu atualizações até para o Android 14. As atualizações de segurança são garantidas por três anos. O dispositivo oferece também a função Google Kids Space, que deixa a interface do sistema amigável para as crianças.

Infelizmente, nenhum dos novos lançamentos da Nokia tiveram preços e data de lançamento revelados.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X