Golpe oferece assinaturas gratuitas de Netflix, Disney e Amazon

Golpe oferece assinaturas gratuitas de Netflix, Disney e Amazon

Hoje em dia com tantas opções diferentes de streaming, fica cada vez mais fácil atrair pessoas com ofertas de promoções ou até assinaturas como presente. É exatamente o que está acontecendo em um novo golpe que promete assinatura gratuita na Netflix, Amazon Prime Video e Disney+.

Os criminosos se passam pelas marcas responsáveis pelos serviços de streaming com perfis falsos principalmente em redes sociais. Esses novos golpes usando esse modelo já foram identificados pelo dfndr lab, o laboratório de cibersegurança da PSafe.

Leia também:

Cuidado: Novo golpe do WhatsApp diz que Nubank está dando R$ 75 via Pix
Atenção: Golpistas estão usando domínio @gov.br em golpes de phishing

Perfis falsos se fazem passar por grandes marcas

Golpe

O intuito é justamente enganar as vítimas para que elas acreditem que vão ganhar as assinaturas gratuitas e que, para isso, é preciso preencher um formulário com dados pessoais. O laboratório revelou que já foram identificadas quase 500 contas falsas que estavam praticando o crime em redes como Twitter, Facebook, TikTok e Instagram.

Algumas das contas tinham mais de 650 mil seguidores e até 2,5 milhões de curtidas, fazendo com que muitos usuários realmente acreditassem se tratar de perfis verdadeiros dessas empresas.

Durante o golpe, eles oferecem as assinaturas gratuitas por meio de um cadastro e entre as informações pedidas no formulário estão dados como nome completo, CPF, endereço e número de telefone. Além de ter acesso a essas informações, os cibercriminosos ainda podem usar o acesso para espalhar malwares.

Porém o golpe também acontece por outros meios além das redes sociais, como é o caso de envio de SMS, um e-mail ou até mesmo por mensageiros como o WhatsApp. Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe afirmou que eles usam os dados fornecidos pelas vítimas para depois entrar em contato com elas de formas diferentes para dar outros golpes.

Dessa forma, já tendo esses dados em mãos, a vítima pode acreditar, por exemplo, que estão ligando do seu banco, e passar mais informações sobre suas contas. Eles também podem usar essas informações para roubar perfis das redes sociais, fazer clonagem de cartão de crédito e empréstimos em nome da vítima.

Evitando de cair no golpe de assinatura gratuita Netflix, Disney+ e Amazon Prime

Primeiro, sempre desconfie. Dificilmente uma grande marca vai procurar usuários para oferecer seus serviços de forma gratuita, seja assinatura ou qualquer outra coisa. Recebeu mensagem que você ganhou algum prêmio ou produtos? Desconfie, investigue antes de mais nada.

Caso isso aconteça, sempre procure canais oficiais daquelas marcas, acessando os sites oficiais ou até mesmo entrando em contato com canais seguros. Nunca clique em links enviados por quem você não sabe ou não tem certeza.

No caso de redes sociais, não confie em contas que não têm o selinho azul, ou seja, que sejam verificadas. Esse selinho comprova que o Instagram confirmou a identidade e que aquele perfil é oficial, seja de uma pessoa famosa ou de marcas grandes.

Golpe

Por fim, não compartilhem esses links com outras pessoas, já que no caso de golpes você pode acabar fazendo com que amigos e parentes também se tornem vítimas.

Recebeu alguma mensagem oferecendo algo que parece bom demais para ser verdade? Dá uma pesquisada no Google, procura por canais oficiais para confirmar, encontre relatos de outras pessoas que também receberam essas mesmas mensagens. Na maioria das vezes é apenas golpe.

Caso você queira opções realmente confiáveis para economizar nos serviços de streaming, confira nosso artigo sobre o preço das assinaturas como garantir descontos e preços mais em conta.

Fonte: infomoney

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X