Claro é a operadora com internet móvel mais rápida do Brasil; veja o ranking

Claro é a operadora com internet móvel mais rápida do Brasil; veja o ranking

Todo trimestre a Ookla Speedtest publica um relatório mostrando como anda a qualidade da internet móvel no Brasil e em outros países. Nesta semana o relatório referente ao segundo trimestre de 2022 foi divulgado. E novamente a Claro se mantém líder no quesito maior velocidade de internet móvel 4G. A TIM, por sua vez, foi líder no quesito menor ping. Confira abaixo o ranking completo.

Leia também
Como funciona o teste de velocidade da internet? 4 opções de velocímetro para você conhecer
Melhores ferramentas para testar a velocidade de carregamento de um site

Velocidade média no Brasil

Antes de falarmos sobre cada operadora individualmente, vamos destacar como anda a velocidade de download média no Brasil. Segundo a Ookla Speedtest, a velocidade média de download da internet móvel no Brasil foi de 22,77 Mb/s. Já a velocidade média de upload foi de 8.35 Mb/s e a latência (ping) média foi de 28 ms.

Antenas de telefonia

Esses resultados colocam o Brasil na 80ª posição no ranking global de internet móvel. Em comparação com o primeiro trimestre de 2022, o Brasil melhorou e subiu duas posições. De acordo com a Ookla, no primeiro trimestre a velocidade média de download era de 22,3 Mb/s e a de upload era de 7,7 Mb/s.

De qualquer forma, o Brasil já teve uma internet móvel de mais qualidade. Por exemplo, no terceiro trimestre de 2021 nós estávamos na 76ª posição no ranking global de internet móvel. À época, a nossa velocidade média de download era de 33,9 Mb/s.

Ranking das operadoras no Brasil

Agora vamos falar do ranking das operadoras brasileiras. Entraram na análise a Claro, Oi, TIM e Vivo. Foram analisados os seguintes quesitos: velocidade média de download, consistência e ping. Para resumir, a Claro foi líder em velocidade média de download, a TIM liderou no quesito menor ping e a Oi foi “lanterna” em todos os aspectos.

Como você pode ver na tabela abaixo, a operadora Claro possui uma larga vantagem em relação ao segundo colocado (Vivo). A companhia atinge uma velocidade média de 31,93 Mb/s. O segundo e terceiro lugar estão praticamente empatados. E a Oi se mantém bem atrás de seus concorrentes. Mas vale lembrar que a Oi logo, logo deixará de existir.

A Claro também lidera o ranking no quesito consistência. Mas o que é isso? Consistência é a quantidade de vezes que a operadora atingiu os valores mínimos de download e upload. Esse valor é medido em porcentagem. Para a Ookla Speedtest os valores mínimos são de 5 Mb/s para download e 1 Mb/s para upload. Isso se traduz em uma experiência de uso mais consistente por parte da Claro.

Por fim, temos o fator menor latência de rede (ping). E desta vez quem ganhou foi a TIM, com um ping de 25 ms. Confira o ranking abaixo.

Onde tem o melhor 4G no país?

O relatório da Ookla Speedtest também revela qual a capital possui o 4G mais rápido do país.O ranking, que você pode conferir abaixo, engloba as 10 cidades com os melhores indicadores de internet móvel.

Brasília apresentou uma velocidade média de download de 29,45 Mb/s. Em segundo lugar vem Curitiba (28,50 Mb/s) e em terceiro lugar São Paulo (26,87 Mb/s). Em décimo e último lugar ficou Manaus (19 Mb/s).

E aí na sua cidade? Qual é a operadora com o melhor 4G? E a melhor cobertura?

Fonte: Ookla Speedtest

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X