Melhores ferramentas para testar a velocidade de carregamento de um site

Melhores ferramentas para testar a velocidade de carregamento de um site

Atualmente, a velocidade de carregamento de uma página é um dos fatores de ranqueamento do Google. As páginas que carregam mais rápido, aliado a outros fatores, alcançam melhores posições nos mecanismos de pesquisa,  além é claro de entregar uma experiência mais confortável para o usuário, ainda mais nos tempos de hoje que as pessoas buscam mais instantaniedade em praticamete tudo na vida.

A velocidade da página também tem um grande impacto no que é conhecido como taxa de rejeição ou bounce rate . Este parâmetro especifica quantas pessoas deixaram o site  Se o site estiver lento, muitas pessoas o fecharão sem esperar o carregamento da página.

 

Google PageSpeed ​​Insights

Para iniciar essa lista temos uma ferramenta do Google, o PageSpeed ​​Insights . Começamos inserindo o endereço do seu site na barra. Quando a análise estiver concluída, receberemos uma classificação em uma escala de 0 a 100 (acima de 85 já é muito bom) e dicas divididas em três categorias de regras sobre o que precisa ser aprimorado e o que funciona sem problemas. Essas categoria “precisa ser aprimorado” vale realmente seguir, são dicas valiosas que quando colocadas em prática irão melhorar ainda mais a experiência de carregamento do seu site.

Além dos dados “laboratoriais”, o Google PageSpeed ​​também fornece dados reais. Estes são os resultados de medições realizadas durante visitas de usuários reais – e não estão disponíveis para todos os serviços. Somente para pessoas com tráfego acima de um determinado limite.

Um complemento interessante é o teste do Google específico para experiência mobile. A ferramenta avalia as páginas um por um, informando se ela é otimizada ou não para celula, além de listar os erros, casos tenham sido encontrados, que você pode corrigir para otimizar ainda mais a página.

GTmetrix

O GTmetrix é  caracterizado pelo fato de combinar resultados de várias fontes – incluindo o Google PageSpeed ​​e o YSlow (o mecanismo criado originalmente pelo Yahoo). Oferece recursos interessantes (por exemplo, carregamento de vídeo), mas os mais interessantes não estão disponíveis gratuitamente. Uma opção útil (gratuita) é exportar o relatório para PDF – para enviar para, por exemplo, o chefe ou o cliente. Muitas pessoas os consideram um dos melhores porque apresentam, segundo alguns, os resultados mais realistas.

WebPageTest

O WebPageTest  é a mais extensa das ferramentas apresentadas em nossa lista. Criado e desenvolvido por Patrick Meenan, cujas habilidades e experiência também são usadas pelo Google.

Aqui é possível executar muito rapidamente – apenas digitando a URL – ou gastar algum tempo configurando o teste em detalhes. Existem muitas configurações disponíveis. O mais importante deles é a localização do servidor de teste (dezenas de opções disponíveis) e a escolha do navegador.

O WePageTest verifica a página três vezes e calcula a média do resultado, portanto esse teste leva mais tempo do que outras. No entanto, os dados são muito precisos, apresentados em gráficos e capturas de tela. Você também pode especificar se está testando em dispositivos móveis ou desktop. A pesquisa do site é dividida em várias categorias. Você pode obter uma nota em cada categoria. Depois de clicar nela, aparecem estatísticas e explicações sobre por que um determinado site recebeu essa classificação e não outra.

DareBoost

É uma ferramenta avançada para testar a velocidade do site , mas também monitorar o desempenho da rede e a análise completa do site em termos de velocidade, SEO e segurança. 5 consultas podem ser realizadas gratuitamente por mês. Isso é suficiente para otimizar seu site. A ferramnta também consegue verificar a exibir  quais tecnologias foram usadas no site.

Web.dev

O Web.dev  é outra ferramenta do Google que acaba de sair da fase Beta. Também é baseado no Lighthouse, mas exibe resultados de uma maneira diferente e oferece muito mais recomendações de otimização do que o Google PageSpeed ​​Insights descrito acima. Não há mais divisão entre computadores / dispositivos móveis, mas os resultados e as recomendações são divididos em quatro grupos: performance, acessibilidade, melhores práticas e SEO. Embora não seja difícil alcançar um resultado 100/100 na categoria SEO, no caso do desempenho, é um desafio real.

YSlow

O YSlow verifica os componentes da página e testa a velocidade de carregamento da página com base neles . Os dados obtidos são mostrados através de gráficos e tabelas. Também é exibido em quais áreas exigem, por exemplo, é necessário a intervenção do administrador do site. Ao clicar em erros individuais, você pode ver sugestões para sua solução. Esta ferramenta funciona como um plug-in que pode ser usado no Firefox, Chrome, Opera e Safari. Essa ferramenta era proprietária, pertenia ao Yahoo,mas desde 2012 se tornou código-aberto.

Pingdom

Nesta ferramenta para testar a velocidade de carregamento da página, também temos uma opção de localização do servidor, portanto, naturalmente, devemos escolher o mais próxima de nós.

O resultado do teste mais uma vez fornece uma nota geral com uma lista de detalhes que precisam ser aprimorados. Gosto da ferramenta indicada, pois também fornece informações sobre os tipos de conteúdo que geram mais consultas. O serviço é pago, mas pode ser utilizado gratuitamente por 14 dias.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X