CEO da Huawei reclama das sanções dos EUA e chama Samsung de pequena

CEO da Huawei reclama das sanções dos EUA e chama Samsung de pequena

A chinesa Huawei vinha numa ascensão meteórica no mercado de smartphones, chegando a alcançar a primeira posição em vendas, mas as sanções dos EUA frearam bruscamente os planos da companhia.

Por mais que uma nova abordagem tenha sido colocada em curso, com ênfase em um novo sistema, o HarmonyOS, a restrição aos serviços do Google em seus aparelhos foi um dos duros golpes que seguem acertando frontalmente a companhia, que também é um player fundamental para a expansão do 5G.

Segundo dados levantados pela Omdia, a Huawei perdeu 81,6% do mercado mobile e agora figura na 9ª posição entre as 10 principais marcas de smartphone, uma retração de 12% de market share entre 2020 e 2021. 

Caso a Huawei não tivesse sido afetada por tantas sanções, estaria ao lado da Apple entre os principais fabricantes de smartphones. Essa é a posição de Richard Yu, CEO da Huawei, manifestada durante sua participação em um fórum dedicado ao setor automotivo realizado na China.

Richard Yu, CEO da Huawei

“Se não fosse pela intervenção e repressão dos EUA, os principais fabricantes de telefones celulares do mundo poderiam ser a Huawei e a Apple. Não sou muito modesto, e esse poderia ser o resultado hoje”, diz Yu.

O executivo também não perdeu a oportunidade de dar uma alfinetada na Samsung, líder do mercado de smartphones.

Os outros são pequenos produtores, incluindo a empresa coreana , que poderia ter se estabelecido principalmente nos EUA e na Coreia do Sul”. Claramente endereçando seu comentário a Samsung, gigante sul-coreana.

Em 2021 a Huwei vendeu cerca de 35 milhões de smartphones., já a Samsung vendeu 271,5 milhões de aparelhos, seguido pela Apple, com 236,2 milhões de unidades e registrou o maior crescimento percentual entre 2020 e 2021 (aumento de 15,6%).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X