Valor do Bitcoin vai chegar a zero, diz China

Valor do Bitcoin vai chegar a zero, diz China

O governo da China está aproveitando a desaceleração do mercado das criptomoedas para tentar persuadir a população a desistir desse tipo de investimento. Segundo eles, o preço do Bitcoin (BTC) está caminhando para chegar em zero.

Apesar disso, outras instituições como o Banco da Inglaterra e o presidente de El Salvador ainda continuam positivos de que a situação vai mudar e o valor voltará a subir.

Leia também:

Bill Gates detona NFT e criptomoedas: tolice
Rio de Janeiro aceitará pagamento do IPTU em criptomoedas

China tenta desencorajar investimentos em criptomoedas

bitcoin

Quem emitiu o aviso foi a agência de mídia nacional da China, a Economic Daily (que é administrado pelo Comitê Central do Partido Comunista da China). A informação foi ainda propagada pelo South China Morning Post. O aviso teve como objetivo principal alertar os leitores para que eles não invistam na Bitcoin, que é a maior criptomoeda atualmente.

Durante o relatório que foi postado pelo Economic Daily, o grande vilão de toda a situação é justamente o Ocidente, que conseguiu criar um mercado altamente alavancado. Eles anunciaram que esse mercado está cheio de conceitos de manipulação e de pseudotecnologia. Esses conceitos acabam se tornando um fator bem importante que traz volatilidade para o Bitcoin.

O jornal revelou que a criptomoeda é uma “série de códigos digitais, e seus retornos vêm principalmente da compra na baixa e venda na alta.” Ainda segundo eles, no futuro a Bitcoin só voltará ao seu valor original quando os investidores começarem a desconfiar dessa prática e quando os países mais poderosos a declararem ilegal, ou seja, será inútil.

A China já não é exatamente uma aliada do Bitcoin há algum tempo, muito pelo contrário. O governo chinês proibiu a mineração de Bitcoin no ano passado porque planeja lançar sua própria moeda digital do banco central (CBDC), que será a yuan digital chinês, ou e-CNY.

Para isso, eles já vêm arrumando o terreno. Em 2018 eles proibiram as exchanges de criptomoedas estrangeiras de operarem na China e no ano passado conseguiram também banir todas as transações de criptomoedas no país.

Existem ainda algumas projeções otimistas para o Bitcoin

Porém, o governo chinês não é o único a prever um futuro instável para o preço do Bitcoin. Quem também falou um pouco sobre isso foi o fundador e CEO da DeMark Analytics, uma empresa de análise de mercado, Tom DeMark. Segundo ele, o mercado de criptomoedas sofrerá diversas reduções de preços que serão prolongadas, já que o Bitcoin caiu abaixo de 50% quando comparado ao seu pico de novembro.

“Tais quebras indicam uma alta probabilidade de que a recuperação dos máximos históricos do Bitcoin exigirá muitos anos, se não décadas, para ser realizada.”

Mas nem tudo está totalmente perdido como prevê a China. Segundo Tom, ainda há uma chance da Bitcoin voltar para a faixa de US$ 40.000 nos próximos meses, com uma perspectiva de recuperação de até 50 a 56% nesse período.

E, diferente dos avisos de Pequim, quem está confiante no mercado é o Banco da Inglaterra (BOE), que demonstrou estar visualizando um potencial bem positivo para quem quiser construir uma história de riquezas no espaço cripto mesmo enquanto o mercado está em baixa.

Segundo o vice-governador do BOE, Jon Cunliffe, essa situação pode ser um divisor de águas. Ele acredita que durante uma crise como a que está acontecendo no setor, as empresas de criptomoedas que conseguirem se manter à tona se transformarão em peças dominantes no mercado quando as coisas melhorarem.

“Aconteça o que acontecer nos próximos meses com os ativos criptográficos, espero que a tecnologia criptográfica e as finanças continuem. Tem a possibilidade de grandes eficiências e mudanças na estrutura do mercado.”

Outro que parece bastante otimista com a situação é o presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Mesmo diante da queda de preços da Bitcoin, ele postou em seu twitter que as pessoas deveriam “parar de olhar para o gráfico e aproveitar a vida”, mostrando estar confiante de que a situação vai melhorar e os preços vão voltar a subir.

Ele já foi criticado outras vezes por causa dos seus investimentos na criptomoeda e também por já ter tido muitas perdas até o momento. Porém, o ministro das finanças Alejandro Zelaya argumentou que não se trata de perdas já que eles não vendem as moedas.

No momento o Bitcoin está sendo negociado a US$ 20.386, um valor 71% menor quando comparado a época que esteve em alta e 0,7% menor do que nas últimas 24 horas, de acordo com o CoinGecko.

Fonte: cointelegraph

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X