Lenovo P360 Ultra é uma workstation compacta e muito poderosa

Lenovo P360 Ultra é uma workstation compacta e muito poderosa

Quando pensamos em computadores potentes logo imaginamos um gabinete enorme, com várias ventoinhas e saídas de ventilação. De fato, quanto mais potente for a máquina, maiores serão os seus componentes e mais calor eles vão gerar, havendo necessidade de espaço e um bom sistema de arrefecimento. Mas não é o caso aqui com a workstation Lenovo ThinkStation P360 Ultra.

O dispositivo tem processadores de última geração e placas de vídeo com até 16 GB de RAM! E tudo isso em um gabinete super compacto, que mede apenas 22,1 x 20,1 x 8,6 cm. Em um gabinete tão pequeno a Lenovo conseguiu colocar um processador Intel Core i9 de 16 núcleos e 12ª geração.

Leia também
Lenovo apresenta os novos dispositivos ThinkPad P16 e ThinkPad C14 de alta performance
CES 2022: Lenovo apresenta novos produtos para casas inteligentes

P360 Ultra

Além de compacto, o gabinete é recheado de conexões. Confira a lista abaixo:

  • 07 DisplayPort na traseira, sendo 03 ligadas à placa de vídeo integrada e 04 do tamanho mini ligadas à dedicada;
  • 02 Ethernet, sendo uma de 2,5 Gbps e outra de 1 Gbps;
  • 04 portas USB-A na traseira e 01 na frente;
  • saída para fone na dianteira;
  • 02 Thunderbolt 4 na frente.

O Lenovo P360 Ultra ainda suporta dois SSDs M.2 e um HD ou SSD de 2,5 polegadas. A máquina ainda dispõe de 4 slots para memória RAM DDR5, podendo chegar a um máximo de 128 GB.

Falando agora das opções de placas de vídeo, a Lenovo conta com duas opções de GPU. A primeira é a NVIDIA RTX A200 com 12 GB de RAM. Essa placa é equivalente às GPUs RTX 3050 e RTX 3060. A segunda opção de placa de vídeo é a RTX A5000 Mobile. Comparativamente ela deve ter um desempenho parecido com a RTX 3080, mas em sua versão para notebooks.

Porém, temos um pequeno problema aqui. Não sei qual o motivo, mas a Lenovo optou por usar um conector proprietário para as placas de vídeo. Talvez para poupar espaço. Mas o fato é que o usuário não conseguirá instalar outras GPUs do mercado, apenas as opções fornecidas pela Lenovo.

Outro problema é justamente a questão do aquecimento e da fonte de alimentação. Como assim? A fonte de alimentação que vai com o conjunto é de 300 W. E sabemos que todo esse poder computacional exige mais do que 300 W de potência. Portanto, fica essa dúvida no ar. Além disso, a Lenovo não explicou como o P360 Ultra irá manter as temperaturas em níveis ideais.

Quanto ao preço, o ThinkStation P360 Ultra custa a partir de US$ 1.300 (cerca de R$ 6.700). A empresa não divulgou quais as especificações técnicas do modelo de entrada. As vendas vão começar nos Estados Unidos já no final deste mês de junho.

Fontes: Lenovo e Ars Technica

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X