Passageiro do Uber que pagar corrida no dinheiro terá que tirar selfie para pedir corrida

Passageiro do Uber que pagar corrida no dinheiro terá que tirar selfie para pedir corrida

A Uber confirmou nesta segunda-feira (23) que irá exigir uma selfie do passageiro que escolher o dinheiro em espécie para solicitar alguma corrida. A companhia explica que o novo recurso, batizado de U-Selfie, é voltado à segurança dos motoristas parceiros do aplicativo.

Essa solicitação é requerida para algumas das pessoas que se cadastrarem ou solicitarem sua viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) “e vem se somar a outros recursos já existentes no aplicativo para verificação do usuário, como a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experiane a verificação de documentos, que solicita a alguns usuários que tirem uma foto do documento de identidade (RG ou CNH)”, explica a Uber em nota.

Os motoristas permanecem com a autonomia de não aceitar viagens em dinheiro – a informação sobre essa opção de pagamento também é exibida na tela do aplicativo de quem está atrás do volante. As selfies dos passageiros não serão compartilhadas com os motoristas e nem passará por verificação biométrica, as fotos ficarão armazenadas apenas nos servidores da Uber para uma eventual consulta das autoridades, caso seja necessário.

Essa não é a primeira vez que a Uber traz à tona algum recurso ligado a captura de uma selfie. Em 2017 foi anunciado a “verificação de identidade em tempo real”, que solicita ao motorista, de maneira aleatória, o envio de uma selfie, antes de aceitar ou ficar online para iniciar sua jornada de corridas. Uma forma do motorista comprovar sua identidade.

Em 2020 a companhia implementou um modo de selfies que entra em ação quando o motorista reporta que determinado pasageiro não estava de máscara – época em que a profileração da COVID estava num ritmo que exigia ainda mais atenção e cuidados redobrados. Um usuário sinalizado pelo motorista, devido a ausência da máscara, precisava enviar uma foto usando a proteção antes de realizar a próxima viagem com o app.

Você também deve ler!

Uber lança no Brasil serviço de agendamento de viagens

Uber revela quantas vezes o usuário recebeu 5 estrelas

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens. “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirma.

A companhia também destaca que o Brasil é o primeiro país da Americana Latina a receber o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber. Fundado no fim de 2018, em São Paulo, com um investimento de R$ 250 milhões, o Tech Center da Uber foi criado com foco em segurança. “Esse centro, em conjunto com os times de operações, trabalha permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos buscando tornar as viagens cada vez mais seguras”, explica a Uber.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X