Esta é a HDPLEX 250W, fonte de alimentação para PC que cabe no bolso

Esta é a HDPLEX 250W, fonte de alimentação para PC que cabe no bolso

Além das várias opções de potência, há alguns modelos distintos de fontes de alimentação em relação ao seu fator de forma. Temos o ATX, formato mais comum, SFX e FlexATX, com diferenças de tamanho, mas nada é tão impressionante, em relação à miniaturização do projeto, como a HDPLEX 250W, a menor fonte de alimentação ATX do mundo. As dimensões exatas são 170 x 50 x 25 mm. 

HDPLEX 250W

A novidade da HDPLEX visa atender aqueles que desejam montar PCs realmente compactos, como HTPC, uso em sistemas de computadores de bordo, entre outras coisas. A HDPLEX 250W, como o próprio nome sugere, consegue fornecer 250W com 94% de eficiência (estrutura PFC+LLC)

A principal marca da HDPLEX é sua aposta nos produtos com resfriamento passivo, essa característica se mantém na HDPLEX 250W. A fonte não traz nenhuma ventoinha, a própria carcaça em alumínio é responsável por absorver o calor dos componentes.

 

A fabricante também explica ser possível combinar duas dessas fontes em uma única, entregando até 500 W de forma síncrona. No caso de um PC, por exemplo, esse arranjo de duas fontes combinadas permitira que umas das fontes cuidasse somente da placa de vídeo e a outra alimentasse os demais componentes. O cabo para essa combinação das fontes acompanha o produto.

HDPLEX 250W

Segundo a HDPLEX, esse fator de forma altamente compacto foi possível graças ao uso de transistores de nitreto de gálio (GaN). Assim como muitas fontes atualmente, a HDPLEX 250W recorre à  modularidade, isto é, você tem a liberdade de conectar apenas os cabos necessários para a sua configuração. As fontes modulares facilitam a organização dos cabos, graças a essa flexibidade na escolha.

Além das conexões usuais para placa-mãe e processador, a fonte de alimentação vem com um conector 6+2 PCie, além de um cabo com três conexões SATA e uma Molex.

Preço e disponibilidade

A HDPLEX 250W começará a ser vendida em junho. O preço sugerido é de US$ 145 (R$ 687, em conversão direta).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X