Empresa da China anuncia uma fonte “frankstein” de 3600W

Empresa da China anuncia uma fonte “frankstein” de 3600W

As definiçções de ousadias no mundo do hardware foram atualizadas com sucesso com a nova fonte anunciada por uma empresa chinesa. Trata-se de uma solução dual-PSU, que totalizam impressionantes 3600W de potência. O modelo é tão bizarro que recebeu um selo de certificação de eficiência energética que nem existe oficialmente.

A fonte (ou fontes) recebeu uma tal de certificação 90 Plus Platinum. Nome que faz alusão a uma opção de alto padrão da conhecida certificação 80 Plus, a chancela Platinum. Essa não é a primeira vez que um fabricante aplica essa “licença poética” em relação ao 80 Plus. Marcas já utilizam nomes como 85 Plus, 90 Plus e 95 Plus. Nenhuma dessas certificações existe oficialmente pela Plug Load Solutions, empresa que concede a certificação 80 Plus.

Intitulada LX-3600W, o projeto chinês consiste em duas fontes de 1800W unidas num case de 30 x 19 x 8 cm. Obviamente, com essas dimensões essa fonte não cabe em nenhum gabinete convencional. O foco deste modelo são os racks de mineração de criptomoedas. Com tanta potência, esta é uma fonte para alimentar uma configuração voltada para quem está mirando o mundo da resolução dos problemas matemáticos da mineração de criptomoeadas.

No ano passado uma ideia também ousada, dessa vez visando o mercado de fontes para o consumidor final, foi apresentada pela Seasonic. Ao invés da tradicional solução modular, em que os conectores continuam diretamente na fonte, mas o usuário pode escolher quais serão utilizados, o que melhora o cable management, a companhia trouxe uma ideia totalmente nova: a área dos conectores fica numa régua interligada aos circuitos da fonte.

A fonte oferece cabos EPS de 8 pinos e 24 pinos para conexão à placa-mãe, dezesseis cabos PCIe 6 + 2 pinos, dez cabos SATA 4 + 4 e quatro conectores IDE Molex. A LX-3600W pode alimentar no máximo 10 placas gráficas . É interessante observar o quanto de potência essa fonte bizarra consegue entregar na linha de 12V: até 3454 W (288 A).

Para o resfriamento da fonte, o projeto foi equipado com 4 fans. Ao que parece, dois de 120mm (ou de 140mm) e outros dois menores que auxiliam no movimento natural de “caminho” do fluxo do ar.

Você também deve ler!

Preço das fontes pode aumentar por causa do reajuste da taxa do selo 80 Plus

Preço e disponibilidade

A LX-3600W já está sendo vendida na China por CNY 5.536 (R$ 4.667, em conversão direta). Detalhe importante: a fonte não oferece garantia. O risco é todo do usuário!

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X