22% dos brasileiros migrarão para um plano 5G nos próximos 12 meses, diz estudo

22% dos brasileiros migrarão para um plano 5G nos próximos 12 meses, diz estudo

22% dos brasileiros afirmaram que certamente migrarão para um plano 5G nos próximos 12 meses, enquanto 42% deverão migrar e o restante não tem certeza ou não fará a troca. Esse são alguns dos dados revelados na nova pesquisa da IDC Latin America intitulada LATAM Consumer Future of Connectedness Survey.  O estudo visa compreender  as expectativas dos consumidores pela chegada da conectividade sem fio de quinta geração em sua plena capacidade,

Lembrando que o Brasil já tem ativo uma “amostra” do 5G, o 5G DLSS, uma espécie de 4G melhorado, que parte do do princípio de conseguir promover o compartilhamento dinâmico de espectro, isto é, alocando dinamicamente conforme a demanda do usuário, uma troca rápida entre 4G (LTE) e 5G (NR). A combinação de frequências de operação deixa a conexão mais rápida, mas ainda não é o 5G real. Ainda em 2022, algumas cidades brasileiras irão receber o 5G.

“Existe uma clara percepção do público sobre o impacto que a nova tecnologia pode causar na forma como consumimos internet. Apesar de apenas 36% dos brasileiros dizerem que conhecem bem o 5G, 84% acreditam que ele irá transformar totalmente a maneira como consumimos dados”, explica Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria em telecomunicações da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Ainda sobre o potencial impacto transformacional que a tecnologia pode ter na vida das pessoas, as atividades relacionadas ao entretenimento se destacam nas expectativas do público. Para 82% dos brasileiros, o 5G deve transformar totalmente a maneira como consumem vídeos (streaming), enquanto 74% concordam que a tecnologia mudará completamente a forma como trabalham, mesmo percentual que acredita na transformação do modo de comprar on-line.

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Em seguida, 72% acham que a nova tecnologia modificará o jeito de jogar e 71% o de estudar. “Foi uma surpresa ver como as pessoas imaginam usar o 5G em suas rotinas, já que 44% dos entrevistados esperam utilizá-lo com aplicações de realidade virtual e aumentada, tecnologias que demandam software e hardware específicos. Streaming (39%), vídeos em redes sociais (38%) e games (29%) completam a lista”, conta Saboia.

“Entre aqueles que não estão interessados na substituição do plano, as justificativas principais estão relacionadas aos seus aparelhos atuais, já que 39% estão felizes com seus dispositivos não-aptos à tecnologia e 34% trocaram de smartphone recentemente e teriam que mudar mais uma vez. Para 22%, o motivo para não fazer o upgrade está relacionado a um possível custo adicional”, revela Saboia.

O analista da IDC Brasil explica ainda que há também uma preocupação dos consumidores sobre a segurança de seus dados pessoais, e esse número se reflete justamente por dois terços dos entrevistados brasileiros (67%) afirmarem já restringir a utilização de determinados aplicativos em razão do tráfego gerado de dados. “Os incidentes de segurança em smartphones já impactaram 15% dos brasileiros e 14% dos entrevistados dos outros países da América Latina. Com mais serviços e mais conectividade, a tendência é que esse número aumente”, diz Saboia.

LATAM Consumer Future of Connectedness Survey

O estudo ouviu mais de 3 mil pessoas em toda a América Latina, sendo 723 brasileiros. A pesquisa, realizada entre o fim de abril e começo de maio, revela também que atualmente 85% dos consumidores brasileiros que exercem alguma atividade profissional são responsáveis pelos seus próprios planos móveis, apesar de 67% terem aplicativos de trabalho instalados em seus aparelhos pessoais. Apenas 7% dos planos de telefonia são pagos por empregadores e 4% por terceiros (amigos, familiares etc.).

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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