Segundo a TSMC, a demanda por PCs e smartphones começa a diminuir

Segundo a TSMC, a demanda por PCs e smartphones começa a diminuir

O presidente da TSMC, Mark Liu, afirmou que a demanda por PCs, smartphones e TVs, começou a diminuir, especialmente na China.

A China é o maior mercado do mundo de PCs e smartphones, conforme afirma a TSMC, uma das principais fornecedoras da Apple e a maior fabricante de semicondutores.

O declínio na demanda por esses itens de consumo doméstico ocorre devido às incertezas geopolíticas e ao retorno dos lockdowns na China, afirmou o presidente da TSMC nessa quarta-feira (29).

Os sinais de redução na demanda por smartphones e PCs podem ser observados no exemplo do iPhone SE. Na última segunda-feira (28), a Apple reduziu para três milhões de unidades os pedidos para o recém-lançado smartphone.

TSMC demanda PCs smartphones
A Apple reduzirá a produção do iPhone SE 2022 em 20%

iPhone SE 2022: baixa demanda faz com que Apple diminua a produção

Por ser a maior dentre as fabricantes de chips, a TSMC age como um barômetro em relação à demanda global de produtos eletrônicos.

Além disso, a indústria de semicondutores de Taiwan é a segunda maior economia em termos de receita, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mark Liu também apontou para o aumento do custo de componentes e materiais, resultando no consequente aumento dos custos de produção para fabricantes de chips, de PCs e celulares.

“Tal pressão [nos fabricantes]poderá, eventualmente, cair nos consumidores”, afirmou Liu durante um evento realizado pela Associação da Indústria de Semicondutores de Taiwan, a qual ele também detém o cargo de presidente.

“Todos na indústria estão preocupados com o aumento dos custos em toda a cadeia de produção… A indústria de semicondutores já sentiu o impacto direto desse aumento”, disse Liu.

O presidente da TSMC ainda destacou que a indústria também se preocupa com as incertezas macroeconômicas deste ano.

Assim como outras fabricantes, a TSMC luta para atender a demanda em meio a uma escassez de semicondutores que surgiu devido à pandemia global.

Nesse sentido, as afirmações do presidente da TSMC sobre a queda da demanda por PCs e smartphones dialogam com as previsões globais de crescimento econômico para este ano.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) deverá reduzir a sua previsão global devido à guerra na Ucrânia, que afetou as macroeconomias de diversos países.Anteriormente, o FMI estimava um crescimento global de 4,4% para 2022.

Leia também: Indústria de chips pode entrar em nova crise devido à guerra entre Rússia e Ucrânia

Fonte: Nikkei Asia

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X