Google irá licenciar Stadia para empresas que queiram criar seus próprios streaming de jogos

Google irá licenciar Stadia para empresas que queiram criar seus próprios streaming de jogos

Nesta terça-feira (15) o Google participou do Games Developer Summit e revelou informações importantes sobre o Stadia, sua plataforma de streaming de jogos. Apesar de estar perto do fim, o Google Stadia poderá sobreviver pelas mãos de outras empresas.

Leia também
Google Stadia: tudo o que você precisa saber sobre o serviço de streaming de games

Google Stadia, ou melhor, Immersive Stream for Games

Lançado em 2019, o Google Stadia surgiu como uma proposta ambiciosa e cheia de promessas que pareciam irrealistas. Mas, em se tratando de Google, a gente sempre dá o braço a torcer. O Google disse que sua plataforma atuaria em mais de 200 países, reproduziria os games em 4K nativamente e ainda teria baixa latência.

Porém, como nós bem sabemos, nenhuma dessas promessas se concretizou. Mesmo assim, a gigante das buscas continuou acreditando e investindo no projeto. Mas, de alguns meses para cá, a companhia começou a desmontar a operação aos poucos e demitir vários funcionários chave.

Google Stadia

Mas o Google ainda tem uma última cartada para o Google Stadia. Ele agora se chama Immersive Stream for Games (Transmissão Imersiva para Jogos, em tradução literal) e será licenciado para outras empresas que queiram criar suas próprias plataformas de streaming de jogos. Ou seja, ao invés de desenvolver do zero a tecnologia, a empresa apenas pagará para usar a tecnologia do Stadia. É mais ou menos como ocorre com o Android e as diversas fabricantes de smartphones.

Parceria com AT&T serviu como teste piloto

Desde o ano passado que a operadora americana AT&T está testando a Immersive Stream for Games. Os assinantes dos planos de celular da empresa poderiam jogar gratuitamente o game Batman: Arkham Knight.

No entanto, ainda há algumas limitações. Uma delas é que só dá para transmitir o jogo com qualidade decente em computadores. Quando se usa a rede 4G nos celulares a qualidade é sofrível. Por isso que a empresa só oferece o streaming do jogo no computador e não nos smartphones.

Entretanto, está nos planos da empresa lançar jogos que possam ser transmitidos com boa qualidade pelas redes móveis, tanto 4G quanto 5G. Mas ela não revelou quais poderiam ser esses jogos e nem uma possível data de lançamento. Porém, agora que o Google oficializou o Immersive Stream for Games pode ser que esse processo seja mais acelerado.

Google Stadia

Google Stadia ainda terá melhorias em 2022

Ainda no Games Developer Summit, o Google disse que planeja implementar algumas melhorias no Stadia. Por exemplo, eles querem facilitar a descoberta de jogos na plataforma. Para tanto, qualquer pessoa poderá navegar pela biblioteca de games mesmo sem estar registrada no serviço.

Uma outra melhoria bem interessante é a Click to Play Trials. Essa função permite que qualquer pessoa consiga testar os jogos. Mesmo se ela não for cadastrada no serviço. Segundo o Google, até o fim do ano todos os jogos disponíveis na plataforma contarão com esta função de testes.

Finalizando a lista de melhorias, o Google irá fornecer para as empresas desenvolvedoras de games uma espécie de “emulador para Windows”. Assim ficará mais fácil “portar” os jogos feitos para Windows para o Google Stadia. O resultado disso deve ser um aumento substancial na quantidade de jogos disponíveis na plataforma.

Fontes: ArsTechnica e TechCrunch

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X