Globo exibirá primeiro episódio de novela em 8K

Globo exibirá primeiro episódio de novela em 8K

A Globo começará a transmitir hoje (28) a sua nova novela, que na verdade é uma nova versão de uma novela clássica, Pantanal. A estreia acontecerá as 21h30 na emissora e traz uma grande novidade que é a inauguração da produção de novelas no formato 8K do estúdio.

O primeiro capítulo da novela, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e que será agora apresentada por Bruno Luperi, terá uma transmissão especial no formato de ultra-alta definição através da plataforma de streaming da emissora, o Globoplay. E para aumentar ainda mais a qualidade, o episódio também contará com áudio em Dolby Atmos, uma tecnologia que traz mais imersão para quem assiste.

Leia também:

CES 2022: BMW anuncia tela de 31 polegadas e resolução 8K para carros
iPhone 14 Pro deverá ter câmera de 40 MP e filmar em 8K

Globo cimenta caminho para a chegada do 8K

pantanal 8k

A Globo tem como objetivo começar a abrir as portas para que mais e mais conteúdo em 8K comece a ser liberado no futuro, já que o esperado é que televisores com esse tipo de tecnologia passem a se tornar mais comuns nos lares dos brasileiros em alguns anos.

A resolução 8K é uma evolução quando comparada com a 4K, e pelo próprio nome já sugere, ela conta com 4 vezes mais qualidade de imagem. Enquanto o 4K conta com 3.840 x 2.160 pixels, o 8K chega a até 7.680 x 4.320. Quanto maior a quantidade de pixels, mais nítida e bonita é a imagem final na tela.

“Como o primeiro capítulo de Pantanal ficará disponível no streaming, a solução se torna atemporal, com potencial de impactar o público a longo prazo. Para o espectador, o grande diferencial do formato é permitir uma experiência muito similar à que ele teria vendo a olho nu, com precisão e realismo. O que se torna ainda mais impactante quando aplicado a uma novela com forte ambientação na natureza”

Segundo a emissora, por a natureza ser uma parte importante da trama e estar presente em peso nas imagens, isso faz com que o realismo das cenas seja ainda mais sentido pelo telespectador nessa resolução. Existem ainda outros elementos que tornam tudo mais incrível como os próprios animais.

Novela ganha diversos efeitos de computação gráfica

pantanal 8k

Onças, sucuris e bois precisaram ser estudados de forma ampla para serem encaixados na novela, já que isso acontece através de uma técnica chamada rotoscopia. Eles pegam uma imagem captada em vídeo e, a partir dela, redesenham tudo quadro por quadro para que tenha uma composição desejada, ou seja, para que o animal na imagem final se mova e reaja como eles pretendem.

Isso também aconteceu com cerca de 10 espécies de aves, que foram reproduzidas através de computação gráfica. A Globo já informou que, para produzir uma cena de 8 segundos na novela, é preciso que a equipe trabalhe nela por cerca de 48 horas para definir todos os efeitos visuais.

Mas, mesmo com esse trabalho avançado de computação gráfica, ainda é preciso da presença de animais nos sets de gravação, para que assim possam ser reproduzidos em 3D. Ou seja, eles conseguem modelar esses animais de forma tridimensional para conseguirem produzir o esqueleto e, dessa forma, fazer com que eles se movam de certa forma nas cenas. Isso também acontece com produções de grandes filmes em Hollywood.

pantanal 8k

A própria Globo já faz isso há algum tempo, mas é a primeira vez que animais do Pantanal são usados nesse processo. Eles também conseguem captar imagens de animais no próprio Pantanal e depois inseri-las em outros ambientes como, por exemplo, nas cenas dos ninhais, onde eles usam efeitos visuais para inserir animais em cima das árvores.

Isso também acontece com outros tipos de efeitos, como de tempo. Em cenas com chuvas muito fortes e que esse cenário é importante, eles também conseguem inserir elementos como raios ou nuvens carregadas no céu.

Lembrando que a novela será exibida na Globo de segunda a sábado no mesmo horário, cerca de 21h30. Apenas o primeiro capítulo será exibido em 8K e ficará disponível no streaming da emissora para que o telespectador possa ver sempre que quiser.

Pantanal mostra a história das famílias Marruá e Leôncio. O casal protagonista é Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jusíta Barbosa), porém conta com grandes outros personagens, além de uma ambientação belíssima. A direção artística fica por conta de Rogério Gomes, a direção é de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

pantanal 8k

No elenco estão ainda Irandhir Santos, Renato Góes, Marcos Palmeira, Dira Paes, Bruna Linzmeyer, Karine Teles, Osmar Prado, Almir Sater, Juliana Paes, Enrique Diaz, Bella Campos, Camila Morgado, Silveiro Pereira, José Loreto, Murilo Benício, entre muitos outros.

Fonte: tvpop

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X