Agora é possível enviar e-mails através do Google Docs

Agora é possível enviar e-mails através do Google Docs

O Google Docs acaba de ganhar mais uma nova funcionalidade, que permite que os usuários possam enviar e-mails pelo Gmail através do editor de textos diretamente. O Google revelou que o novo recurso faz parte do Smart Canvas, que é uma iniciativa com foco na integração de softwares da empresa.

Com isso, é possível enviar e-mails pelo Gmail sem nem precisar abrir o aplicativo, diretamente através do Google Docs enquanto colabora com alguma edição. Confira como o novo recurso funciona e como é esse envio.

Leia também:

Google I/O 2022: data do evento já foi divulgada
Google Hangouts já começa a ser substituído pelo Google Chat

Enviando mensagens de e-mail de forma rápida no Google Docs

Google Docs

O envio de e-mail através do Google Docs é bem simples e fácil. Basta digitar @ e em seguida escrever email, que ele já vai mostrar a opção de “Rascunho de Email” na lista de atalhos rápidos. Ao clicar nela, ele vai adicionar um template para envio da mensagem.

No campo de destinatário é só digitar @ mais uma vez, só que dessa vez seguido pelo nome da pessoa. Ou seja, nem precisa saber o e-mail dela decorado, basta colocar o nome e, se ela fizer parte dos seus contatos, já vai aparecer a opção para selecionar.

Esse recurso é particularmente útil quando é preciso mandar um e-mail com colaboração de várias pessoas durante o processo de escrita, seja revisão ou um e-mail em grupo. Isso porque o documento funciona como um doc normal na plataforma de edição, podendo adicionar comentários e sugestões.

Quando tudo for finalizado e o e-mail estiver pronto para ser enviado, é só clicar no ícone do Gmail que aparece no canto superior esquerdo do documento ao lado do destinatário. Dessa forma, ele abrirá uma janela com o mesmo layout do gmail para que você veja como ficará a mensagem antes de ser enviada com todas as informações como assunto, destinatário, cópia e corpo.

Confira como funciona na prática.

Google Docs

Claro que ainda existe a possibilidade de criar um texto colaborativo pelo Google Docs e depois que ele estiver pronto copiar e colar no corpo do e-mail do Gmail, porém não há como negar que essa integração torna o processo mais simples. Que é justamente o objetivo do Smart Canvas.

Disponibilidade da nova ferramenta

O novo recurso para enviar e-mail direto do Google Docs começou a ser disponibilizar no começo da semana e está chegando a todos aos poucos. O esperado é que a partir do dia 22 de março ele já chegue para o público geral.

Ela estará disponível tanto para clientes do Google Workspace quando para qualquer pessoa que conte com planos do G-Suite Basic e Business.

Fonte: workspaceupdates

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X