Truth Social: Donald Trump lança sua própria rede social

Truth Social: Donald Trump lança sua própria rede social

A nova rede social de Donald Trump, chamada de Truth Social, foi lançada na Apple Store na noite de domingo (20). Ela representa a tentativa do ex presidente dos Estados Unidos de voltar a uma rede social, dessa vez só sua, depois de ter sido banido das mais importantes como Facebook e Twitter.

A plataforma, inclusive, lembra muito o Twitter, porém muitos usuários já estão encontrando problemas na hora de se registrar. Por enquanto ela só está disponível para usuários com iPhones ou dispositivos iOS e promete estabilidade até março.

Leia também:

Microsoft e Bettaself lançam rede social com foco em educação social
CEO do Instagram terá que explicar ao governo dos EUA os efeitos nocivos da rede social em jovens

Rede social de Donald Trump começou com alguns problemas

Donald Trump

O lançamento da rede social de Donal Trump chega como uma revelação após o diretor de produtos da Truth Social, Billy B, já ter dito para que as pessoas marcassem o dia 21 de fevereiro em seus calendários.

O lançamento oficial da plataforma foi hoje, na segunda-feira, dia 21, na Apple Store. A escolha da data pode ter sido intencional, já que hoje também é celebrado o Dia do Presidente nos Estados Unidos.

O aplicativo, inclusive, já tinha sido testado no ano passado em uma versão beta, porém foi logo desativado após alguns ataques, como de um usuário que se registrou como “donaldjtrump” e postou uma imagem de um porco. Porém, mesmo sendo um teste rápido, o site já tinha revelado que a plataforma roda em uma versão praticamente não modificada do software de código aberto Mastodon.

Isso acabou dando até um problema no ano passado, quando a Software Freedom Conservatory chegou a acusar o Trump Media and Technology Group de violar a licença do Mastodon por não ter compartilhado o código-fonte da plataforma. Com apenas duas semanas depois disso, o site ganhou uma seção dedicada com o código fonte em formato de arquivo ZIP.

Truth Social será bastante parecido com o Twitter

Donald Trump

De acordo com o que já foi visto dela até agora, a Truth Social será muito parecida com o Twitter, sem se afastar muito da fórmula da rede social azulzinha. As pessoas poderão usar a plataforma para postar “Truths”, que seria o equivalente aos “Tweets”, e também é possível compartilhar as postagens que aparecem na linha do tempo para que elas cheguem para mais pessoas.

Billy B revelou que eles já estariam trabalhando em mais dois recursos para serem adicionados em breve. O primeiro seria a política de verificação das contas, que será publicada “nas próximas semanas”. O segundo é um recurso de mensagens diretas, que chegaria só mais tarde.

O lançamento da Truth Social marca o retorno do ex presidente às redes sociais depois que ele foi banido de plataformas como Facebook, Twitter e Youtube no ano passado. As empresas se uniram nessa decisão porque acharam mais seguro evitar que os comentários e postagens de Trump fossem incitar mais violência, principalmente depois dos motins que aconteceram no Capitólio no dia 6 de janeiro.

Ela chega como um aplicativo de rede social alternativo como já acontece com outros como o Parler, Gettr e Rumble, geralmente conhecidos por serem usados por conservadores, já que as outras redes sociais contam com uma política de censura bem eficaz. O Facebook e o Twitter, por exemplo, já contam com políticas para suprimir conteúdo conservador há algum tempo. Isso vem de regras que são contra discursos de ódio e incitação à violência, porém muitos usuários nem sempre entendem essas regras da forma apropriada.

facebook

Durante o anúncio da Truth Social, o Trump Media and Technology Group revelou que a plataforma era uma parte do esforço “para enfrentar a tirania da Big Tech”. Devin Nunes, CEO do grupo e ex congressista republicano, revelou que o aplicativo foi lançado hoje, porém chegará para mais pessoas nas próximas semanas, com a intenção de estar totalmente operacional até o final de março nos Estados Unidos.

Usuários relataram erros e problemas durante a inscrição

Muitas pessoas que já baixaram o aplicativo na Apple Store já começaram a relatar problemas com o uso dele, como mensagens de erro ao tentar colocar dados como data de nascimento, e-mail ou número do telefone, que são necessários para criar uma conta. A mensagem diz “Algo deu errado. Por favor, tente novamente”.

Outro problema relatado é que muitos dos usuários, ao instalar o aplicativo, foram colocados em uma lista de espera depois da inscrição. “”Devido à grande demanda, colocamos você em nossa lista de espera” revela a mensagem, além de mostrar o número da lista de espera no momento.

Quem já tinha encomendado o aplicativo teve sua instalação automática no aparelho quando ele foi lançado. No dia 15 de fevereiro ele já tinha sido revelado em uma versão inicial, quando cerca de 500 pessoas já começaram a usá-lo. No mesmo dia, o filho de Donald Trump, Donald Trump Jr., postou o que teria sido o primeiro post do ex presidente na plataforma. “Prepare-se! Seu presidente favorito o verá em breve!”

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X