Sony revela o design do novo PlayStation VR2

Sony revela o design do novo PlayStation VR2

Em fevereiro de 2021 a Sony anunciou o PlayStation VR2, mostrando como seriam seus controles ainda em março do mesmo ano. Agora em janeiro a empresa revelou o nome do aparelho oficial e dessa vez ela divulgou uma imagem para mostrar como será o design total do seu novo headset de realidade virtual.

É possível notar que ele tem o mesmo esquema de cores e um visual muito parecido com o PlayStation 5, e isso foi proposital. A empresa afirmou que fez um dispositivo com o outro em mente para que eles pudessem se completar.

Leia também:

Sony reduz projeção de vendas do PlayStation 5 mais uma vez
Sony aumenta produção do PlayStation 4 para lidar com a escassez PlayStation 5

PlayStation VR2 chega com novos jogos

PlayStation VR2

O visual mostra o design com esquema de cores branco e preto e tem um tamanho mais amplo que lembra bastante a geração passada. Porém, como era de se esperar, ele também oferece algumas melhorias como um seletor de ajuste de lente, um novo design de ventilação e foi construído para ser mais leve e mais confortável.

E, assim como acontece com o DualSense do PlayStation 5, o VR2 conta com ícones textualizados na marca que ficam mais escondidos na faixa da frente e na de trás do headset.

O novo modelo é bem vindo ao mercado, já que o antecessor, PSVR, foi lançado há cerca de cinco anos e já estava precisando de uma atualização. Principalmente com a chegada do console de última geração da empresa. Embora seja possível usar o PSVR com o PS5, é preciso também usar um adaptador especial.

Além disso, a Sony já começou a dar mais passos em direção a jogos VR como por exemplo distribuindo títulos gratuitos para membros do PlayStation Plus. Isso seria um tanto estranho se não viesse também com um novo equipamento para usar nesses jogos com o PS5.

O headset de realidade virtual conta com feedback tátil, rastreamento ocular, resolução de 4K com HDR, taxas de quadros de 19 a 120 Hz, renderização gráfica de última geração e um campo de visão de 110 graus. Sua conexão com o PS5 é feita através de um cabo USB-C.

O caminho do PlayStation VR

PlayStation VR

O primeiro PlayStation VR chegou como um modelo de headset de realidade virtual original da Sony e com o intuito de ser acessível. Dessa forma, ele não exigia nenhum computador para poder rodar jogos mais pesados e nem mais uma fortuna em gastos com equipamentos adicionais.

Por cerca de US$ 400 a US$ 500 ele conseguiu transformar o console de PS4 em um equipamento de capacidade modesta para tal em 2016. E desde então só se tornou cada vez mais acessível.

Ele fez parte da primeira onda de headsets VR vendidos para consumo, ao lado de modelos como o Oculus Rift e o HTC Vive. A diferença é que esses já tiveram vários sucessores desde então, com evoluções de tecnologia e melhorias na qualidade óptica, de imersão e de campo de visão.

Com isso, o PSVR acabou se tornando cada vez mais simples comparado com essas evoluções. Com ele, só era possível andar em um espaço limitado e pequeno na frente do PS4 e interagir com os mundos virtuais do game através de um par de varinhas que podem fazer ações como agarrar e soltar, no máximo. Ou seja, bem longe da infinidade de possibilidades que os outros equipamentos foram adicionando com o tempo em seus controladores mais modernos.

O sistema de rastreamento do PSVR era tão simples e rudimentar que se o jogador arriscasse virar seu corpo totalmente contra a TV ou mais afastado, era arriscado perder todo o controle do jogo.

A chegada de uma evolução bem vinda

Agora, com o novo PSVR2, a Sony terá que trazer melhorias para competir com modelos mais modernos como é o caso do Oculus Quest 2, Valve Indez e HP Reverb G2 que apresentam liberdade em relação a computadores, rastreamentos mais especializados e alta resolução.

Já dá para perceber que o hardware do headset VR da Sony já amadureceu bastante e é possível que a Sony traga um dispositivo capaz de trazer uma experiência mais completa a atraente para os jogos que já está lançando nessa categoria.

PlayStation VR2

Inclusive a empresa já anunciou que está criando um jogo especialmente para o sistema, chamado de Horizon Call of the Mountain. O novo jogo de realidade virtual embarca no sucesso da franquia Horizon e permitirá que jogadores com o VR2 possam explorar e se aprofundar no mundo do game.

Embora a revelação do design e de alguns detalhes do headset já tenha respondido algumas dúvidas, ainda existem mais perguntas sem respostas. A empresa não revelou, por exemplo, qual será a faixa de preço do novo equipamento, e nem mesmo a data de lançamento. O que se espera é que a Sony compartilhe essas informações em breve.

Fonte: theverge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X