Patente da Motorola revela celular que dobra para fora

Patente da Motorola revela celular que dobra para fora

O mercado de smartphones dobráveis está ganhando cada vez mais destaque e esses tipos de aparelhos ainda estão dando os primeiros passos. Prova disso é que novos modelos surgem a cada temporada, e dessa vez quem promete uma novidade é a Motorola com o registro de uma nova patente.

O documento revela que a empresa poderá trazer um novo formato de smartphone dobrável para o mercado no futuro, dessa vez com uma diferença crucial. Sua tela pode ser dobrada para fora, ao invés de para dentro como é visto nos modelos flips atuais.

Leia também:

Oppo pode lançar smartphone dobrável para rivalizar com o Galaxy Z Flip 3
Xiaomi patenteia smartphone dobrável com caneta stylus

Smartphone da Motorola pode ter apenas um conjunto de câmera

A patente foi aprovada pela World Intellectual Property Organization (WIPO) e revela algumas imagens de como seria a construção desse modelo e como ele funcionaria. O smartphone tem um visual bem parecido com os modelos flip atuais, como é o caso do Galaxy Z Flip 3. Isso significa que a dobra é horizontal e a ideia é que o aparelho fique mais compacto quando fechado para facilitar o armazenamento enquanto oferece a opção de tela grande quando aberto.

Smartphone da Motorola

Porém, no modelo da Motorola, essa dobra não esconderia a tela para dentro e sim a manteria no exterior, aumentando as possibilidades de uso do aparelho. Provavelmente a empresa teria que trazer também uma adaptação e otimização do software para que o uso nesse caso fosse de fato prático e inteligente.

Com isso, o aparelho poderia oferecer maior praticidade em diversas situações, oferecendo um painel externo com todas as funções do Android, o que poderia ser uma vantagem na hora de usar o smartphone com apenas uma mão, por exemplo.

Quando dobrado, a parte traseira com as câmeras principais ficam para fora também, então permite que o usuário tire selfies com esse conjunto mais avançado e ao mesmo tempo veja o enquadramento e como ela fica. Também pode ser usado em filmagens e chamadas de vídeo nesse intuito.

De acordo com a patente, existe até mesmo a possibilidade de não ter uma câmera frontal por causa dessa facilidade, o que deixa a tela mais livre e sem a adição de notch ou furos para ter que acomodar esse tipo de componente.

Além do conjunto de câmeras, essa porção superior também poderia trazer alguns componentes mais importantes e, por isso, na patente, ele se revela como uma parte mais rígida e provavelmente mais pesada. É a parte que fica voltada para trás quando o aparelho está aberto e para fora quando ele é fechado.

Smartphone da Motorola

As imagens da patente também revelam que a Motorola está pensando em formas de evitar acúmulo de sujeira ou poeira no aparelho. Para isso, eles projetaram uma curvatura do display mais suave, que faz com que as duas partes fiquem coladas quando o aparelho está dobrado, impedindo assim o acúmulo de partículas. Lembrando que a próprio Oppo também apresentou uma tecnologia bem parecida para o Find N.

Quando o smartphone dobrável da Motorola será anunciado?

Por enquanto tudo o que se tem é o registro de uma patente e isso não confirma com certeza de que o smartphone de fato sairá do papel. Caso isso aconteça, não é possível prever quando ele será lançado. É preciso ainda que passe por diversos tipos de testes e também de viabilidade comercial, então isso pode demorar um pouco.

A Motorola pode estar querendo ficar com um passo a frente e mantendo essa patente em mãos para impedir que empresas concorrentes utilizem a ideia desse tipo de tecnologia sem dar os créditos, claro.

Fonte: mysmartprice

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X