Seagate anuncia primeiro HD de 22 TB de capacidade

Seagate anuncia primeiro HD de 22 TB de capacidade

No final de outubro de 2021 a Seagate havia informado que estava se preparando para lançar o seu primeiro HD com mais de 20 TB de capacidade. Pois bem, esse momento chegou. Em uma recente teleconferência com analistas financeiros e investidores, a Seagate confirmou que começou a enviar seus discos rígidos de 22 TB para as partes interessadas.

Os novos HDDs de 22 TB são os modelos mais espaçosos do mercado, usando a tecnologia de gravação magnética SMR (Shingled Magnetic Recording). Essa tecnologia permite capacidades sem precedentes para data centers de hiperescala.

Leia também
HD externo não é reconhecido: como resolver?

[Nossa] estratégia também oferece flexibilidade de fabricação e melhora nossas eficiências de custo gerais em toda a nossa família de plataformas comuns, que atualmente abrange capacidades de 16 TB a 20 TB para produtos CMR, com alguns clientes chegando a 22 TB usando conjuntos de recursos SMR“, disse Dave Mosley, CEO da Seagate, na teleconferência de resultados.

Os discos rígidos de 22 TB da Seagate estão disponíveis para clientes selecionados, principalmente para empresas que precisam maximizar a densidade de armazenamento em data centers e que possuem software que pode gerenciar unidades que usam tecnologia de gravação magnética shingled.

Como os HDDs SMR são particularmente lentos ao sobrescrever dados, os aplicativos de data center otimizados para essas unidades precisam gravar dados sequencialmente e, de preferência, levar em conta as zonas “não-shingled” usadas para armazenamento em cache. Assim, eles podem fazer o menor número possível de gravações ou modificações aleatórias para manter o desempenho estável.

Quando a Seagate pré-anunciou seus HDDs de 20 TB em meados de 2020, ela disse que usaria novos pratos de gravação magnética perpendicular (PMR) de 2,2 TB. Mas contaria essencialmente com a mesma plataforma dos discos rígidos de 16 TB/18 TB que usam gravação magnética bidimensional (TDMR) para lidar com uma densidade de faixas muito alta. No entanto, ela não disse explicitamente que esses pratos mais recentes poderiam ser usados ​​no modo SMR para um ponto de capacidade de 22 TB.

Este é aparentemente o caso. Então, do ponto de vista geral de hardware, os HDDs de 22 TB da Seagate são muito semelhantes aos discos rígidos Exos X20 de 20 TB lançados no mês passado. A principal diferença é a tecnologia SMR, que adiciona cerca de 10% mais capacidade para atingir uma densidade de área de cerca de 1248 Gbit/polegada².

Infelizmente, a Seagate não publicou as especificações de seus HDs de 22 TB, pois eles podem ser configurados de maneira diferente para clientes diferentes (dependendo do desempenho e dos requisitos de energia), mas algumas coisas gerais, como taxas de transferência máximas, devem ser semelhantes ao Exos X20.

Quanto aos HDs com tecnologia de gravação magnética assistida por calor (HAMR), a Seagate continua a enviá-los para clientes selecionados para avaliações e algumas implementações. A empresa acredita que o HAMR eventualmente passará para sua plataforma comum, mas não disse quando isso acontecerá ou em qual ponto de capacidade. No ano passado, a Seagate disse que suas tecnologias permitirão HDs de 100 TB em algum momento de 2030.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X