Seagate prepara lançamento de HD de 20 TB

Seagate prepara lançamento de HD de 20 TB

A Seagate já começou a produção em massa dos seus novos HDs de 20 TB antes mesmo de anuncia-los oficialmente. Os novos modelos utilização um sistema de gravação magnética perpendicular (PMR) e terão tecnologia de gravação magnética em duas dimensões (TDMR).

Diferente dos atuais modelos da empresa de 20 TB que usam a gravação magnética assistida por calor (HAMR) e que só foram disponibilizados para empresas selecionadas, os novos modelos provavelmente deverão ficar disponíveis para todos os públicos.

Leia também:

Western Digital lança HD de 20 TB com nova tecnologia OptiNAND
Seagate lança novo SSD externo para Xbox com visual renovado

Crescimento da tecnologia TDMR da Seagate

Seagate

Os novos HDs de 20 TB chegam como uma ótima solução para quem quer garantir mais espaço de armazenamento nos computadores e nos sistemas NAS casuais. O executivo chefe da Seagate, Davis Mosley, já anunciou que eles começaram a aumentar a produção de produtos de 20 TB no trimestre de setembro, e se mostrou entusiasmado com o interesse dos consumidores.

A tecnologia TDMR chega como uma novidade interessante, já que inicialmente os HDs da empresa com esse tipo de gravação só estavam disponíveis para alguns clientes selecionados, como é o caso da Microsoft. Porém, desde maio, a Seagate já começou a listar o HDD Exos 2X14 para uma seleção maior de clientes.

Seagate

A versão de 14 TB conta com duas unidades de 7 TB cada, montadas em um chassi selado com hélio. O componente oferece uma velocidade de rotação de 7200 RPM, tem cache multissegmentado de 256 MB e ainda usa uma interface SAS de porta única de 12 Gb/s. Sua taxa de transferência é de 524 MB/s, com 384 IOPS de leitura e gravação aleatória e latência média de 4,16 ms faz com que o Exos 2X14 seja o HDD mais rápido do mundo.

E vale lembrar que mesmo que a densidade de SSD e as tecnologias de 3D NAND estejam avançando, o HD ainda é a opção mais vantajosa para armazenamento por garantir maior custo-benefício, confiabilidade e longevidade.

Fonte: tomshardware

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X